Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Respeitem os meus cabelos brancos

Caminhos da Reportagem

No AR em 27/08/2023 - 22:00

Apenas nos cinco primeiros meses deste ano, o Disque 100, canal do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, recebeu 47 mil denúncias de violência contra idosos e registrou 282 mil violações de direitos, um aumento de 57% no número de denúncias e de 87% no de violações, em relação ao mesmo período do ano passado.

Foto 4 - Caminhos
Divulgação/TV Brasil

Em outubro de 2023, o Estatuto do Idoso completa 20 anos. Nessas duas décadas, o Brasil observou avanços em relação aos direitos dos idosos, como a prioridade no atendimento na fila do supermercado, do banco e em transportes públicos, além das vagas prioritárias para estacionar. Foi a primeira legislação que de fato passou a regular os direitos dos idosos. No entanto, ainda há muito o que fazer.

Alexandre Kalache, gerontólogo e presidente do Centro Internacional da Longevidade, alerta que o Brasil não está preparado para o rápido envelhecimento observado no país. Ele ressalta que, hoje em dia, o Brasil tem em torno de 15% da população com mais de 60 anos. Em 2050, serão mais de 30%. “Nós vamos sair de uma população de cerca de 33 milhões para, daqui 27 anos, nós termos 68 milhões de pessoas idosas”.

Foto 3 - Caminhos
Divulgação/TV Brasil

Monize Marques, juíza e coordenadora da Central Judicial do Idoso do TJDFT (CJI - Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios), afirma que o país precisa de políticas públicas fortes para lidar com os desafios que se apresentarão. “O Brasil ainda não está preparado para circunstâncias que o envelhecimento traz, não somente no contexto doméstico, mas também no contexto social. A gente está falando de um mercado de trabalho para pessoas idosas, de programas específicos de saúde para que os hospitais tenham condições de oferecer uma maior dignidade e proteção, e também de assistência social, de instituições de longa permanência. São diversas circunstâncias que envolvem o envelhecimento e que exigem do Estado uma política pública bastante consistente”. 

Caminhos - Foto 1
Divulgação/TV Brasil

Além desses desafios, existe uma questão dramática: a violência contra os idosos. Dados da CJI mostram que a maior parte das violências é perpetrada por familiares próximos. Monize Marques afirma que existe uma vítima padrão. “Uma mulher idosa que tem entre 60 e 69 anos e sofre violência por parte dos seus filhos. No âmbito da Central Judicial do Idoso, os dados revelam que 66% das violências são praticadas por filhos”.  

Demétrius França, psicólogo e doutor em Psicologia Clínica, ressalta as dificuldades que os idosos enfrentam para denunciar. “Se você é o cuidador primário daquela pessoa, ela reconhece isso e ela sente uma necessidade de lealdade com você. E aí a gente fica entre a cruz e a espada. Porque se o seu cuidador é a pessoa que de alguma forma te maltrata, te agride ou abusa de você financeiramente...  Como se defender dessa pessoa? 

Evangelina Alves de Souza, ex-lavradora e vítima de abuso financeiro
Evangelina Alves de Souza, ex-lavradora e vítima de abuso financeiro - Divulgação/TV Brasil

O programa Respeitem os meus cabelos brancos, da série Caminhos da Reportagem, explora a questão das diversas violências praticadas contra idosos e reflete sobre a necessidade de a população brasileira olhar com mais atenção e amorosidade para os idosos, grupo que será cada vez maior na pirâmide social do país.
 
Ficha Técnica: 
 
Reportagem: Marieta Cazarré 
Apoio à reportagem: Aline Beckstein 
Produção: Tiago Bittencourt e Marieta Cazarré 
Reportagem cinematográfica: Sigmar Gonçalves, Rogério Verçoza e André Rodrigo Pacheco 
Apoio à reportagem cinematográfica: Gilvan Alves e Gabriel Penchel 
Auxílio técnico: Alexandre Souza e Marcelo Vasconcelos 
Apoio ao auxílio técnico: Dailton Matos e Carlos Júnior 
Edição de texto: Marieta Cazarré 
Edição e finalização de imagem: Jerson Portela e Rivaldo Martins 
Arte: Caroline Ramos e Alex Sakata

Foto 2 - Caminhos
Divulgação/TV Brasil

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/08/2023 - 18:20

Últimas

O que vem por aí