Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caminhos alternativos no SUS

Caminhos da Reportagem

No AR em 24/09/2023 - 22:00

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atualmente 29 práticas integrativas e complementares à população brasileira. Entre elas estão homeopatia, fitoterapia, yoga, imposição de mãos e shantala, entre outras. De um lado, profissionais da saúde e usuários satisfeitos com o resultado dessas práticas. De outro, há quem critique a oferta dessas terapêuticas no SUS por defender que não têm comprovação científica.

O médico Marcos Freire ministra aula de automassagem pelo SUS
O médico Marcos Freire ministra aula de automassagem pelo SUS - Divulgação/TV Brasil

Rafael Dall’Alba, consultor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), explica que essas práticas não vêm para substituir o tratamento convencional. “Não é optar por uma ou por outra. É integrar esses modelos e gerar uma saúde mais forte, na perspectiva de o Brasil gerar um SUS mais forte, com um profissional da saúde com uma caixa de ferramentas clínicas ampliadas para melhor cuidar da população”.

Já Natalia Pasternak, professora de ciência e políticas públicas da Universidade de Columbia, é crítica quanto à oferta dessas práticas pois argumenta que elas não foram aprovadas pelo rigor metodológico e portanto não têm evidências científicas de que funcionem.  

Usuários do SUS fazem aula de Técnica de Redução de Estresse (TRE)
Usuários do SUS fazem aula de Técnica de Redução de Estresse (TRE) - Divulgação/TV Brasil

O diretor de Gestão do Cuidado Integral do Ministério da Saúde, Marcos Pedrosa, defende que não é possível avaliar processos de solidão na vida moderna, por exemplo, com métodos científicos como se avalia um fármaco. “Nenhum profissional de saúde sério vai propor uma dança circular ou uma massagem com uma perspectiva de objetivo terapêutico de cura. Não é esse o horizonte”, afirma Pedrosa, que ressalta que as práticas são complementares ao tratamento convencional.  

Alicia Kowaltowski, professora de Bioquímica da Universidade de São Paulo (USP), também crítica à oferta das práticas no SUS, defende que atividades como yoga ou meditação sejam ofertas pelo Estado, mas não em Unidades de Saúde. “É muito claro para mim a diferença entre tratamentos de área médica e tratamentos culturais. A meditação é uma coisa cultural, social, que pode melhorar a vida de muitas pessoas e deve ser praticado, deve ser oferecido para a população, mas deve ser oferecido dentro de instalações de socialização, de cultura e de bem-estar, mas não no Sistema Único de Saúde, que deve ser focado em práticas de saúde. Acho que misturar as coisas não faz sentido”, afirma.  

A Fitoterapia também faz parte das PICS - Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
A Fitoterapia também faz parte das PICS - Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - Divulgação/TV Brasil

A reportagem da TV Brasil visitou diversas Unidades de Saúde, em busca de mostrar algumas das 29 práticas, além de outras terapêuticas ofertadas pelo SUS. Entre elas, o público vai conhecer mais sobre a automassagem, Lian Gong, ventosaterapia, escalda-pés, homeopatia, fitoterapia, shantala, técnica de redução do estresse, benzimento e yoga.

Ficha Técnica:
Agradecimentos: Farmácia Dias da Cruz
Reportagem: Marieta Cazarré
Apoio à reportagem: Paolo Xavier e Thiago Padovan
Produção: Claiton Freitas  
Reportagem cinematográfica: Sigmar Gonçalves, Manoel Lenaldo e Osvaldo Alves
Apoio à reportagem cinematográfica: Rogério Verçoza, Gilmar Vaz e Naiara Guimarães
Auxílio técnico: Alexandre Souza e Marcelo Vasconcelos
Apoio ao auxílio técnico: Thiago de Souza Pinto, Rafael Calado, Jone Ferreira e Jairom Rio Branco
Edição de texto: Marieta Cazarré
Edição e finalização de imagem: Márcio Stuckert
Arte: Caroline Ramos e Alex Sakata

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/09/2023 - 17:05

Últimas

O que vem por aí