Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Hip Hop: 50 anos de cultura de rua 

Caminhos da Reportagem

No AR em 12/11/2023 - 22:00

O hip hop é uma cultura de origem negra, que surgiu no bairro do Bronx - um gueto negro, caribenho e latino de Nova York. Foi numa festa de volta às aulas organizada pelos irmãos Kool Herc e Cindy Campbell em agosto de 1973 que o hip hop nasceu. No evento, Herc lançou as bases do hip hop ao improvisar uma técnica que  isolou e repetiu batidas de música com dois toca-discos e que ficou conhecida como breakbeat.

O hip hop costuma ser descrito em quatro elementos: o breaking (a dança), o DJ, o MC e o grafite. Nas festas que se popularizaram como “block parties”, aconteciam as apresentações de mestres de cerimônia, os “MCs”, que rimam palavras e frases com uma batida de fundo. A princípio, o MC tinha o papel de introduzir o DJ e animar o público, mas as rimas ganharam espaço e fôlego numa fala sincopada, dando origem ao rap. Quem dançava ao som dos breaks/ batidas ficou conhecido como break-boys e break-girls, na abreviação - b-boys e b-girls.

Caminhos da Reportagem - FOTO 2 - NELSON TRIUNFO
O dançarino de breaking Nelson Triunfo é um dos precursores do hip hop no país - Divulgação/TV Brasil

No ano em que se comemora os 50 anos do surgimento do hip hop, também se celebra os 40 anos desta cultura no Brasil. A chegada do hip hop no país está relacionada à dança que acontecia na esquina entre as ruas 24 de maio e Dom José de Barros, no centro de São Paulo. Era 1983 quando Nelson Triunfo, dançarino de breaking e figura pioneira do hip hop no Brasil, começou a dançar na rua e a sentir o impacto da repressão policial  durante a ditadura militar. 

Caminhos da Reportagem -FOTO 5 - KL JAY
KL Jay, integrante do grupo Racionais MC’s, comenta sobre o início no Largo São Bento - Divulgação/TV Brasil

Os dançarinos migraram para outro espaço: o Largo São Bento, no entorno da estação de metrô. É na São Bento que  surge a primeira coletânea de hip hop do país, com gravações de nomes como Thaíde e DJ Hum, Sharylaine e o grupo O Credo.  Ponto de encontro de b-boys e b-girls, grafiteiros, DJs e MCs, a São Bento também é o local em que KL-Jay e Mano Brown se conhecem e criam os Racionais MCs, um dos principais grupos de rap do Brasil. KL-Jay comenta sobre o que era esperado deles: “falar de polícia, de racismo, violência, isso aí é só lá nos Estados Unidos. Aqui no Brasil é alegria, todo mundo quer alegria. Falaram isso pra gente na nossa cara. E a gente falou que não dá não”. 

Caminhos da Reportagem - FOTO 1 - SHARYLAINE
Sharylaine formou o primeiro grupo de rap feminino no Brasil - Divulgação/TV Brasil

Mas o hip hop não é uma cultura que se manifesta apenas em São Paulo. No Sul do país, ainda nos anos 80, Porto Alegre também foi palco da efervescência do hip hop. Com uma trajetória que começou nos bailes black no final dos anos 70 na periferia de Porto Alegre,  DJ Nezzo comenta sobre o início do hip hop na cidade: “nós consideramos, aqui, o nosso ponto de referência é a primeira roda de breaking na Rua da Praia em 1983”. 

Conhecido como o poeta do rap nacional, o rapper Gog destaca que “o hip hop é música preta” e o grande sucesso da cultura no Brasil se dá porque “traduziu no dia a dia o que as pessoas falavam de forma complexa e complicada”. Rincon Sapiência, um dos expoentes da cultura hip hop contemporânea, fala que “sempre é uma luta de alguma forma. Então ele (o hip hop) sempre contemplou aqueles menos ouvidos, menos representados”. 

Caminhos da Reportagem - FOTO 4 - RINCON SAPIÊNCIA
O rapper Rincon Sapiência fala sobre a importância do hip hop para o jovem de periferia  - Divulgação/TV Brasil

Eugênio Lima, DJ, ator-MC e pesquisador, compreende o hip hop enquanto tecnologia de pensamento “ ela abre as portas pra juventude periférica porque abre a possibilidade de você narrar sua própria história, de ter a possibilidade do direito sagrado de rimar sua própria vida”. 

Em junho, representantes do hip hop de vários estados participaram de uma marcha em Brasília, em busca de reconhecimento como patrimônio cultural e imaterial do país. O grupo da Construção Nacional da Cultura Hip Hop elaborou um decreto de reconhecimento e fomento da cultura que deve ser assinado pelo presidente Lula. O rapper Rafa Rafuagi comenta que a assinatura do documento permitirá recursos que irão diretamente para as periferias e que “o que a gente tá fazendo são expertises por ter vivido e viver dentro das periferias trazendo essas possibilidades que hoje muitos gestores inclusive vêem o hip hop como protagonista dessa mudança”. 

Caminhos da Reportagem - FOTO 3- MARCHA
Marcha pede reconhecimento do hip hop como patrimônio cultural e imaterial - Divulgação/TV Brasil

Ficha técnica

reportagem - Daniel Mello 
produção e roteiro - Sarah Quines
apoio à reportagem - Ana Aguiar (TV Encontro das Águas), Clarice Passos (TVE/RS), Paulo Leite, Sarah Quines, Tiago Bittencourt, Victor Ribeiro 
apoio à produção - Acácio Barros, Lucas Cruz, Maura Martins
reportagem cinematográfica - Gilmar Vaz, Jefferson Pastori, JM Barboza
apoio à reportagem cinematográfica - André Rodrigo Pacheco, Beto Azevedo (TVE/RS), Cadu Pinotti, Charles Pereira (TV Encontro das Águas), Osvaldo Alves 
auxílio técnico - Eduardo Domingues, Jone Ferreira, Maurício Aurélio Marcelo, Wladimir Ortega, João Batista
colaboração técnica - Alexandre Souza, José Carlos
edição de texto - Sarah Quines
edição e finalização de imagem - Maikon Matuyama
arte - Caroline Ramos, Alex Sakata
tema musical do programa - Ricardo Vilas

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 06/11/2023 - 19:55

Últimas

O que vem por aí