Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Chile: 40 anos depois do Golpe

Caminhos da Reportagem mostra como o país lida com o legado dos anos

Caminhos da Reportagem

No AR em 13/09/2013 - 01:00

Durante décadas, o Chile foi símbolo da ditadura na América Latina. Com o golpe militar que derrubou o governo eleito do socialista Salvador Allende, em 11 de setembro de 1973, o general Augusto Pinochet governou com as armas por 17 anos. Mesmo com a volta do governo democrático, em 1990, Pinochet ainda pairou como uma sombra no poder até o fim da vida, em 2006.


Hoje, o Chile se mantém em crescimento econômico, com rendimento melhor que Brasil, Argentina e Uruguai. Em ano de eleições, o país discute a herança dos anos de chumbo, como o sistema educacional e a Constituição, além dos crimes cometidos no período de ditadura: marcas do passado ainda presentes.

O Caminhos da Reportagem revela histórias de sobreviventes das prisões e torturas ocorridas no  regime militar; o relato da assessora de Allende que estava no Palácio de La Moneda até momentos antes de o prédio ser bombardeado; pinochetistas que tentam manter viva a memória do ditador; a distância entre o atual sistema educacional e o que pedem os estudantes que continuam nas ruas; a expectativa para as eleições presidenciais; os desafios do novo Chile: manter o crescimento econômico, diminuir a desigualdade social e reformular a Constituição.

 

 




Reportagem: Monica Yanakiew
Imagens: Gabriel Casal
Produção Chile: Odette Magnet
Direção: Isabelle Gomes
Edição: Valter Santos e Fábio Mello
Produção executiva: Vivian Carneiro
Produção: Carolina Pessôa e Luciana Góes

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 09/09/2013 - 14:53 e atualizado em 11/09/2015 - 12:45

Últimas

O que vem por aí