Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dança de rua: corpo e alma

Programa mergulha no universo da dança urbana e mostra a influência de

Caminhos da Reportagem

No AR em 24/06/2016 - 01:00

Dançarinos em "batalha" nas finais do Rio H2K, que aconteceu em maio, no Rio de Janeiro.
Coreógrafa Deborah Colker: "Quanto mais (a dança de rua) se profissionaliza, não vai deixar de ser dança de rua. Vai influenciar e transformar muita gente.”Arte em constante evolução e expressão cultural nos cinco continentes, a dança de rua nasceu dos guetos da cidade grande. Diferentes estilos de dança surgiram a partir de ritmos como o 

hip hop, o soul e a dance music.

Nascido nas favelas do Rio, o passinho foi uma sensação primeiro na Internet e hoje conquista público de várias classes sociais dentro e fora do Brasil.
“Se olhar pra essa dança, você vê influência de tudo quanto é canto. Você vê o frevo, o maracatu, o samba, o caboclinho, o forró, uma mistura incrível de estilos que estão ali dialogando”, afirma a coreógrafa Deborah Colker. Um dos grupos mais famosos do gênero é o Dream Team do Passinho, que já conta com mais de 6,5 milhões de visualizações on-line de um dos 

seus clipes e contrato com uma gravadora. “Eu conquistei muita coisa. Viajei pra longe, realizei meus sonhos por causa do passinho”, reconhece Hiltinho, um dos integrantes do quinteto.

"O passinho tem uma importância ímpar. Um fenômeno. Uma dança que surge de maneira orgânica e que cresce exponencialmente", afirma Miguel Colker, diretor do festival Rio H2K.

Além do passinho, estilos como house, popping, locking ou breaking fazem a cabeça da nova geração de dançarinos e fãs da dança de rua. Em maio, o Festival Rio H2K, um dos maiores do mundo, reuniu coreógrafos brasileiros e internacionais e uma multidão de jovens no Rio de Janeiro. “Todo mundo que tem um corpo pode dançar”, defende Miguel Colker, diretor do festival.
 

 

Reportagem: Luciana Góes e Renata Cabral
Edição de texto: Luciana Góes e Renata Cabral
Direção: Rafael Casé
Edição de imagens e finalização: Demétrio Rodrigues
Produção: Luciana Góes, Márcio Parente e Renata Cabral

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/06/2016 - 17:54 e atualizado em 27/07/2016 - 14:37

Últimas

O que vem por aí