Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Games: um jogo bilionário

Caminhos da Reportagem revela esse universo que encanta crianças e

Caminhos da Reportagem

No AR em 03/08/2014 - 04:00

O roteirista de games Arthur Protásio analisa jogos de sucesso e o crescimento deste mercado no BrasilDiversão ou negócio? O mercado de games – que movimenta bilhões de dólares no mundo – está em franco crescimento no Brasil.
“A gente já tem uma série de jogos brasileiros que foram premiados internamente ou enviados para festivais internacionais e fizeram sucesso lá fora”, comenta o roteirista de games Arthur Protásio. “Hoje, há jogos de celular brasileiros que são sucessos mundiais. Tem diferentes casos que, por mais que não sejam a massa, são sem dúvida um indicador muito promissor do futuro.”

Marcelo Tavares é um dos maiores colecionadores de games do Brasil e criador da Brasil Game Show, a maior feira de jogos eletrônicos da América LatinaO programa mostra quem são e o que fazem os profissionais da área. Para o professor de games da Universidade Federal Fluminense, Esteban Clua, há “dois perfis iniciais muito importantes, que são os artistas e os programadores. O artista é pessoa que vai desenhar e o programador é quem vai codificar, vai programar tudo, é o matemático. São dois perfis diferentes e absolutamente necessários.”

A terapeuta ocupacional Thais Tavares Terranova dá detalhes sobre o uso de videogames em tratamentos médicosNem só de jogos para lazer vive este mercado. A equipe do programa investigou outras finalidades dos games, como no mercado corporativo, na educação e na saúde. Na rede de reabilitação Lucy Montoro, alguns pacientes fazem fisioterapia com auxílio dos jogos eletrônicos e tem alcançado grande melhora, como conta a terapeuta ocupacional da rede, Thais Terranova: “na terapia convencional, muitos reclamam da repetição dos exercícios, mas com o videogame eles fazem os movimentos várias vezes, sem se dar conta. Entre os benefícios trazidos estão o desenvolvimento da parte cognitiva e melhoria na atenção e motivação do paciente”.

Direção: Rafael Casé
Reportagem: Fernanda Balsalobre
Edição de texto: Luciana Góes
Editoras-assistentes: Carolina Pessôa e Renata Cabral
Roteiro: Márcio Parente
Roteiro final: Fernanda Balsalobre, Luciana Góes e Renata Cabral
Edição de imagens, finalização e edição de som: Fábio Melo
Apoio edição de imagens: Ubirajara Abreu
Produção Executiva: Linei Lopes
Produção: Carolina Pessôa
Imagens: Alexandre Nascimento
Imagens complementares: Marcelo Yves, André Pacheco
Auxiliares: Thiago de Souza, Lion Silva, Caio Araújo, Alexandre Souza, Edgar Monteiro
Apoio produção: Paulo Fernandes

 




Criado em 17/07/2014 - 18:27 e atualizado em 04/08/2014 - 17:03

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Ultimas

O que vem por aí