Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O nosso lixo

Brasileiros produzem milhões de toneladas de resíduos por dia

Caminhos da Reportagem

No AR em 21/12/2012 - 00:00

Equipe do Caminhos da Reportagem visitou o lixão de Jardim Gramacho antes de o local ser fechado este anoEsta semana, o Caminhos da Reportagem reexibe o episódio que venceu o Prêmio de Direitos Humanos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) deste ano, na categoria Televisão: O Nosso Lixo, apresentado originalmente em março de 2012.

Por onde passa, o ser humano deixa marcas. Uma delas é o lixo que se avoluma na natureza a cada dia. Milhões de toneladas de resíduos são produzidos todos os dias, mais do que o planeta pode suportar. O Caminhos da Reportagem desta semana mostra o que o Brasil está fazendo com o lixo que produz.

A equipe do programa acompanhou o dia a dia de brasileiros que vivem e trabalham entre montanhas de resíduos. Mais de um milhão de pessoas estão nessa situação. E, pior, ainda não sabem o que vão fazer depois que entrar em vigor a lei, que determina o fechamento dos lixões até 2014, por determinação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O programa apresenta também experiências de pessoas e cidades que souberam usar o lixo para criar novos produtos e gerar empregos para os catadores. O que fazer com o lixo produzido em casa? Será que o brasileiro está dando o destino certo a esses resíduos?






 

Repórter: Carina Dourado

Imagens: Fábio Damasceno, João Ferreira

Edição de imagens: Thyago Castro

Finalização: Hugo Carmelo

Produção: Cíntia Vargas, Patrícia Araújo, Larice de Paula

Ultimas

O que vem por aí