Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Luz, Anima, Ação!

Obra faz retrospectiva da animação brasileira

Cine Nacional

No AR em 04/09/2018 - 23:45

A história da animação brasileira, desde o pioneirismo de Álvaro Marins em O Kaiser, em 1917, até as celebradas obras contemporâneas, como Rio (2011), de Carlos Saldanha. Fazendo um mapeamento em quase um século de produções animadas, e contando com depoimentos de personalidades desta área, o documentário resgata uma série de raras imagens de arquivo, restaurando produções que já pensavam estarem perdidas para sempre. Um retrato de ricas histórias e personagens que fazem parte da cultura brasileira. 

Através de entrevistas com personalidades consagradas da área, o filme resgata a fabulosa trajetória da animação brasileira desde o pioneiro “O Kaiser” (1917), dirigido por Álvaro Marins, até o atual boom produtivo de filmes e seriados voltados ao mercado internacional. Entre os artistas presentes em depoimento estão: Carlos Saldanha (“Rio”), Mauricio de Sousa (“As Aventuras Da Turma da Mônica”), Otto Guerra (“Wood & Stock”), Andres Lieban (“Meu Amigãozão”) e Marcos Magalhães (criador do Anima Mundi, um dos mais importantes festivais do gênero no mundo). 

Diretor Carlos Saldanha dá seu depoimento no "Luz, Anima, Ação!"
Diretor Carlos Saldanha dá seu depoimento no "Luz, Anima, Ação!" - Divulgação

Não foram esquecidos os imortais filmes produzidos pela publicidade, como as  gotinhas da Esso (ainda na década de 1950), o frio que bate à porta das Casas Pernambucanas,  o famoso frango da Sadia, o simpático Sujismundo, o realismo da tartaruga e do caranguejo em 3D da Brahma e a beleza de cores da Faber Castell, ao som de “Aquarela”, entre diversas animações ontológicas que também dão o ar de sua graça.  Também presente está a arte da vanguarda brasileira e de seus artistas, que marcaram essa trajetória com a inovação, a contestação e a experimentação de suas épocas. 

Ano:2013.
Gênero:documentário/animação.
Direção:Eduardo Calvet 

Ultimas

O que vem por aí