Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Devoção eletrônica

A relação entre religiões e os meios de comunicação em massa é tema

Entre o Céu e a Terra

No AR em 21/05/2017 - 16:00

Hoje em dia, em sua maioria, as pessoas não estão preocupadas com a maneira pela qual vão se aproximar de Deus ou outras divindades. Seja assistindo a um culto protestante na TV ou jogando búzios na internet, ou mesmo acendendo uma vela virtual ou pedindo uma palavra nos Drive-thru da oração, do modo que for, as religiões se apropriam da tecnologia e incentivam os seus fieis a fazerem o mesmo. O risco, é claro, é a religião cair cada vez mais na espetacularização e ter suas lideranças religiosas confundidas com celebridades e apresentadores de TV, ou cantores e músicos.

Assista à websérie deste episódio

Mulher fala ao telefone e olha o computador

Outro lado perverso da promoção da devoção eletrônica, especialmente a via TV, é que somente as religiões com muito dinheiro conseguem “alugar” um espaço na grade de uma emissora. Com isso temos sempre as mesmas vozes e discursos religiosos e não temos a oportunidade de entrar em contato com outras formas de crenças e fé. E, pior ainda, muitas vezes algumas religiões se aproveitam deste espaço da TV, que é um espaço público, para ofenderem ou atacarem outras religiões ou formas de vidas diferentes daquelas que acreditam ser adequadas.

Outras religiões apostam na promoção de sua doutrina por meio de publicações, teatro ou mesmo de filmes cinematográficos. Alguns religiosos investem na música e são tão celebridades como outros cantores. Ou seja, são diversas as formas por meio das quais as religiões se comunicam.
 

 

 

 

Produção: Realejo Filmes
Direção: Thomas Miguez
Roteiro: Daniele Ricieri e Priscila Gontijo
Elenco: Clayton Mariano, Anamaria Barreto, Evill Rebouças, Talita Lima, Joao Paulo Boa Sorte e Carolina Germano

 

 

 

Ultimas

O que vem por aí