Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba mais sobre a flauta e o seu empenho na composição da música clássica

 

O professor de flauta Eduardo Monteiro, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dá uma pequena lição sobre o instrumento e mostra suas diversas possibilidades de aplicação na música.

Utilizando apenas a flauta, Eduardo Monteiro simula o timbre de vários instrumentos. O flautista explica que este era o objetivo de compositores do século XVIII, por exemplo Carl Philipp Emanuel Bach: imitar outros instrumentos com o uso de apenas um.

“Desta forma a flauta simula dois instrumentos e cria uma harmonia. É um tipo de escrita característico da música do século XVIII que dá uma riqueza especial ao repertório”, diz.

Eduardo Monteiro mostra como o estudo destes compositores se aplica na prática e os avanços que representaram para a produção da música clássica.

A nova temporada do programa Partituras estreia no domingo 3 de maio. Além do flautista Eduardo Monteiro, também se apresenta Clara Albuquerque, no cravo. O programa será exibido a partir das 22h na TV Brasil e a meia noite, de domingo para segunda-feira, na MEC FM e MEC AM no Rio de Janeiro e na MEC AM em Brasília.

Saiba mais: Quer conhecer música clássica? Siga as dicas de Eduardo Monteiro

Assista também ao episódio: Flauta e Cravo na estreia da segunda temporada do Partituras




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 30/04/2015 - 18:05 e atualizado em 04/05/2015 - 17:40

Últimas

O que vem por aí