Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

12 anos de Programa Especial

Para celebrar a data, o Programa recebe 12 pessoas que fizeram parte

Programa Especial

No AR em 15/03/2017 - 09:00

A psicóloga Camila Alves relembra momentos marcantes em que participou do Programa Especial.“Ter participado do programa, contado um pouco da minha história, das coisas que eu faço motivou algumas pessoas. Eu sinto que a sociedade começou a enxergar melhor, em se preocupar mais se tem acesso, se não tem acessibilidade” revela a estudante de engenharia ambiental Ana Beatriz Viana, de 23 anos. Ela, que tem deficiência física, ressaltou a evolução na acessibilidade. “A sociedade passou a ter uma visão mais aberta e ver que as pessoas com deficiência podem fazer e estar exercendo as mesmas coisas que pessoas que andam.”

A psicóloga Camila Alves tem 25 anos e tem deficiência visual. Ela relembrou sua trajetória e as participações no programa. “Nasci com retinose pigmentar e fui perdendo a visão progressivamente. Há cinco anos, estou sendo acompanhada pela Puca, meu cão-guia. Tive experiências importantes com o Programa. Uma foi no CCBB, onde a gente fez a apresentação do projeto de acessibilidade que a gente desenvolve lá e dessa relação das artes visuais Para a designer Camila Rebelo, o Programa Especial tem muita importância na vida de quem tem deficiência.com a cegueira. A outra, no estúdio, foi quando tive a oportunidade de participar de um debate com outras pessoas, cada uma falando de uma experiência com a deficiência.”

“Nasci prematura, com seis meses, e o antibiótico que me deram afetou a minha audição, e meus pais só descobriram quando eu tinha 2 anos”, conta a designer Camila Rebelo, de 27 anos, que tem deficiência auditiva. “Pessoas entraram em contato comigo falando que não conseguiam dirigir fora do bairro delas. Então, vendo o meu programa, viram que também são capazes de dirigir. Foi uma coisa muito positiva e eu vi que eu estava ajudando as outras pessoas, foi muito gratificante.”

Apresentação: Juliana Oliveira
Direção: Angela Reiniger
Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco
Produção: Ricardo Petracca

 




Ultimas

O que vem por aí