Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O mercado de trabalho para deficientes

O Programa Especial mostra a história de pessoas que se superaram e

Programa Especial

No AR em 19/07/2014 - 13:30

O jornalista Jairo Marques na redação da Folha de São PauloO programa desta semana traz um papo com dois profissionais que, a despeito da deficiência, foram à luta e ocuparam espaço no mercado de trabalho: o jornalista Jairo Marques e a empresária Carolina Ignarra. E também confere um curso de avaliação olfativa e uma autoescola voltada para pessoas com deficiência.

Jairo tem deficiência física, é repórter e colunista da Folha de São Paulo, e também tem um blog sobre cidadania. Ele reconhece que a cobrança pelo cumprimento da Lei de Cotas tem ajudado pessoas com necessidades especiais a se inserir no mercado.

“Hoje, a cobrança da sociedade pelo respeito à lei é muito maior. Em contrapartida, as empresas estão mais conscientes e a cumprem também”, avalia Jairo.

Carolina Ignarra é cadeirante e co-fundadora de uma empresa que trabalha pela inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Ela dá uma dica: “trabalhar, talvez, seja a forma mais rápida de a gente estar na sociedade de igual para igual. A gente só não pode desistir”.

 Alunos do curso de avaliação olfativa se preparam para o mercado de trabalhoInstrutor e aluno deficiente em aula de direçãoO programa também mostra como funciona o curso de capacitação para pessoas com deficiência visual da Fundação Dorina Nowill, em São Paulo. Lá, o curso de avaliação olfativa habilita os alunos a trabalhar no mercado de perfumaria.

“O curso desenvolve o olfato de cada um dos alunos,  ensinando-os a cheirar um perfume e a discernir quais são os ingredientes que estão ali, naquela fórmula”, conta a coordenadora, Renata Ashcar.

Ainda em São Paulo, o repórter Zé Luiz Pacheco visita uma autoescola especializada no atendimento de pessoas com deficiência e conversa com Marcos, um dos aprendizes. Ele está tirando a carteira de habilitação, na categoria D, por conta das oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho. “O mercado oferece vaga para quem quer trabalhar na rua ou até mesmo prestando serviço de transporte, como motorista de ônibus fretado, levando funcionários para suas residências”, diz o aprendiz Marcos.

O Programa Especial é apresentado por Juliana Oliveira, que é cadeirante, e tem como repórteres Fernanda Honorato, a primeira repórter com Síndrome de Down da TV, e o repórter cadeirante José Luiz Pacheco.

Acessível, o programa conta com os seguintes recursos: janela de LIBRAS, a Língua Brasileira de Sinais; legendas em português e audiodescrição.

 




Apresentação: Juliana Oliveira
Direção: Angela Reiniger
Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco
Produção: Ricardo Petracca

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 25/06/2013 - 16:27 e atualizado em 14/07/2014 - 13:05

Últimas

O que vem por aí