Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tempo livre e lazer em pauta

Programa Especial dá dicas para os dias de folga e ocupar o tempo

Programa Especial

No AR em 09/01/2016 - 14:30

Fernanda Honorato experimenta o Jardim Sensorial, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.Os amigos Ricardo, Nuno e Luciano aproveitam as horas vagas para jogar videogame. Eles são tetraplégicos e usam um joystick adaptado. “Pequenos detalhes, como a adaptação de um controle, podem mudar a vida de uma pessoa. No jogo, a gente não tem barreiras, a gente corre, pula, a gente faz tudo na hora que quer, da forma que quer, da forma que pensou. É uma comunicação direta do nosso cérebro para um corpo, um corpo virtual, mas um corpo que responde diretamente a um comando”, descreve Luciano.

“Você conquista novos amigos, você começa a interagir mais com as pessoas e começa a perceber que a vida ainda pode ser maior, mais intensa para você”, acrescenta Thiago, amigo do Ricardo, do Nuno e do Luciano. Ele também usa o joystick adaptado.

Uma boa opção de lazer para pessoas com deficiência visual é visitar o Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. Fernanda Honorato foi lá e conversou com o coordenador de sustentabilidade, Alexandre Sapucaia, sobre a acessibilidade do Jardim Sensorial.

“As pessoas vão encontrar 64 espécies de plantas e vão poder trabalhar os cinco sentidos. Quando a pessoa vem aqui, tem toda a estrutura para acesso a cadeirante, já na entrada a gente já tem uma rampa e também tem os instrutores que fazem essa ajuda, até e a pessoa chegar aqui no local”, explica Sapucaia. “O acesso para o deficiente visual no chão todo indicado, marcado, e todas as plaquinhas indicativas em Braille.”

O repórter Zé Luiz Pacheco conheceu um barco adaptado para pessoas com deficiência, movido a energia solar.
De acordo com Ocione Machado, coordenador técnico do projeto, “é um barco (movido) a energia solar para pessoas com deficiência. Ele capta a energia do sol, transforma essa energia do sol em eletricidade, pega essa eletricidade, joga para as baterias e essa energia toda a gente pode botar no motor e o barco vai.”

Apresentação: Juliana Oliveira
Direção: Angela Reiniger
Reportagem: Fernanda Honorato e Zé Luis Pacheco
Produção: Ricardo Petracca

 




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/01/2016 - 00:43 e atualizado em 18/01/2016 - 18:33

Últimas

O que vem por aí