Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Prédio do DOPS no Rio pode virar Centro de Memória e Direitos Humanos

Repórter Brasil Tarde

No AR em 12/03/2024 - 13:00

O prédio onde funcionou a sede do DOPS, no Rio de Janeiro, poderá ser transformado em Centro de Memória e Direitos Humanos. A iniciativa é do Ministério Público Federal, que atendeu a uma reivindicação do Grupo Memória, Verdade, Justiça e Reparação.

Este prédio, no centro do Rio, faz parte de um tempo sombrio da história do país. Aqui funcionou a sede do DOPS: Departamento de Ordem Política e Social - um dos símbolos dos horrores cometidos por duas ditaduras: a do Estado Novo, decretada por Getúlio Vargas, em 1937. E a do regime militar iniciado em 1964.

O prédio está fechado desde meados da década de 1980, época em que se deu a redemocratização do país. Há anos, grupos de defesa dos direitos humanos reivindicam o prédio para que seja transformado em um Centro de Memória.

Agora, o Ministério Público Federal instaurou um inquérito civil para analisar a proposta. O Coletivo Memória, Verdade, Justiça e Reparação é uma dessas organizações. Ele reúne ex-presos políticos, familiares de mortos e desaparecidos e militantes de direitos humanos.

O grupo argumenta que o edifício está abandonado e há o risco da perda de material de importância histórica. No prédio há carceragens, documentos e até uma sala, que usada em sessões de tortura. A polícia civil, que hoje administra o edifício, tem até 10 dias para se manifestar.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/03/2024 - 16:10

Últimas

O que vem por aí