Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Trilha de Letras recebe o escritor, roteirista e editor Stefano Volp

Convidado fala sobre seu livro mais recente e a literatura para jovens

Trilha de Letras

No AR em 22/11/2023 - 22:00

Em mais uma entrevista inédita do Trilha de Letras, a apresentadora Eliana Alves Cruz recebe o escritor, tradutor e roteirista capixaba Stefano Volp, para falar sobre  Nunca Vi a Chuva, seu livro mais recente, que conta a história de um jovem em sua jornada de autodescoberta no interior do Rio de Janeiro e aborda temas como depressão e suicídio. Ele fala ainda sobre a importância da identificação dos leitores com a trama: "tudo isso tem sido um aprendizado pra mim. Muito forte lidar com esses jovens que dizem: 'eu tenho a mesma coisa que esse personagem'".

Em um papo descontraído, Stefano Volp aborda também diversos outros assuntos. Dentre eles, a literatura Young Adult, voltada para jovens adultos, sua formação familiar no subúrbio do Rio de Janeiro e a influência em sua produção artística. "Quando eu era mais jovem e lia, eu tinha muita dificuldade de me encontrar nos personagens. Então, hoje, quando eu escolho um protagonista LGBT, por exemplo, é pra mim uma pequena revolução, pois eu não encontrava esses personagens quando lia", comenta.

Ele conta sobre o sonho de se tornar escritor por não conhecer nenhum autor que se parecesse com ele. "Quando eu finalmente tenho a caneta ou o teclado na mão, é muito natural. Eu quero escrever para que o jovem não passe pelo mesmo problema que eu. Que ele se encontre no livro que ele pegar pra ler", afirma.

Stefano Volp é conhecido também por suas traduções, como a autobiografia de Agatha Christie. Para ele, o trabalho é quase uma reescrita de um livro. "Você corre o risco de não dizer o que aquela pessoa disse. Então, você tem que estabelecer um compromisso com o autor de dizer exatamente o que ele disse."

Trilha de Letras - Stefano Volp e Eliana 1

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 21/11/2023 - 15:30

Últimas

O que vem por aí