Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O multiartisa Salgado Maranhão é o convidado do Trilha de Letras

Trilha de Letras

No AR em 14/02/2024 - 22:00

Este episódio inédito do Trilha de Letras  traz um bate-papo com o poeta, letrista e jornalista Salgado Maranhão. Aos 70 anos, o autor lança o livro “A voz que vem dos poros”, uma antologia poética que passeia por seus 40 anos da carreira, desde a chegada ao Rio de Janeiro, vindo do Nordeste, em meio à rebeldia e opressão dos anos 1970, até hoje.

Trilha-de-Letras-Salgado-Maranhao-e-Eliana-Alves-Cruz-Credito-Divulgacao-TV-Brasil.jpg

Durante a conversa com a apresentadora Eliana Alves Cruz, Salgado Maranhão fala sobre a geração marginal, sua amizade com o poeta Torquato Neto, as mudanças que as artes marciais trouxeram para sua vida e as incríveis parcerias musicais com nomes como Paulinho da Viola e Zizi Possi. O escritor também destaca como é viver de poesia mesmo contra todas as probabilidades e ainda atende a uma provocação: afinal, ainda precisamos de poesia?

Salgado Maranhão nasceu José Salgado Santos, no povoado Canabrava das Moças, município de Caxias, no Maranhão. Filho da camponesa Raimunda Salgado dos Santos e do comerciante Moacyr dos Santos Costa, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1973.

O autor ganhou diversos prêmios literários, entre os quais o Jabuti, em 1999, com o livro “Mural de ventos”, e o Prêmio de Poesia da Academia Brasileira de Letras, em 2011, com a obra “A cor da palavra”. Seus poemas já foram traduzidos para o inglês, italiano, francês, alemão, sueco, hebraico e esperanto.

Como compositor, Salgado Maranhão tem gravações e parcerias com grandes nomes da MPB, como Alcione, Elba Ramalho, Dominguinhos, Paulinho da Viola, Ivan Lins, Zizi Possi, Ney Matogrosso, Elton Medeiros, Zé Renato, Selma Reis e Moacyr Luz.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 12/02/2024 - 15:00

Últimas

O que vem por aí