Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Escritora e jornalista Luize Valente reflete sobre intolerância

Autora destaca o livro "A Menina com Estrela", sua mais recente obra

Trilha de Letras

No AR em 24/01/2024 - 22:00

A escritora, jornalista e documentarista Luize Valente é a convidada do Trilha de Letras no programa inédito que a TV Brasil exibe nesta quarta (24), às 22h. Na conversa com Eliana Alves Cruz, a autora fala sobre o tema que permeia quase toda a sua obra: a intolerância.
Entre os assuntos pautados para esta edição, a entrevistada comenta sua publicação "A Menina com Estrela", um de seus títulos mais recentes, critica a desinformação e aborda o interesse pela cultura e história judaicas.

O bate-papo gravado na BiblioMaison para a produção também fica disponível no app TV Brasil Play e no canal do YouTube da emissora pública. O conteúdo ainda tem uma versão radiofônica transmitida no mesmo dia, mais tarde, às 23h, pela Rádio MEC.

Durante o Trilha de Letras, Luize Valente conta como a questão da intolerância entrou na sua vida. Ela também explica seu fascínio pela cultura e história judaicas, da qual se tornou referência em pesquisas e produção artística.

Literatura, imprensa e combate à desinformação

Luize Valente - Trilha de Letras 2
Luize Valente, escritora, jornalista e documentarista - Divulgação/TV Brasil

A jornalista aponta os desafios sobre a cobertura da imprensa que deveria aprofundar a análise muitas vezes simplificada a respeito dos conflitos mundiais entre os povos. "A gente poderia mostrar mais a história", sugere no decorrer da atração ao referir-se às guerras.
Luize Valente conversa com a apresentadora sobre seus livros, em particular o mais recente, "A Menina com Estrela". A publicação é sua primeira incursão na escrita voltada para um público infantojuvenil, a quem, com muito cuidado, sensibilidade e a partir da amizade de duas meninas, ensina sobre os horrores do Holocausto. Ela escolhe um trecho da obra para ler no programa Trilha de Letras.
A convidada ainda pondera sobre desinformação. "Eu acho que se informar é o grande segredo", pontua a convidada que prossegue o raciocínio. "Quando a gente consegue olhar o outro lado, olhar os dois lados, você precisa porque a gente está com muita desinformação. Eu gosto de ir para os livros", recomenda.

Sobre o programa 

O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais discutidos pela sociedade por meio da literatura. A cada edição, o programa recebe um convidado diferente. A atração foi idealizada em 2016 pela jornalista Emília Ferraz, atual diretora do programa que entrou no ar em abril de 2017. Nesta temporada, os episódios foram gravados na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro.

A TV Brasil já produziu três temporadas do programa e recebeu mais de 200 convidados nacionais e estrangeiros. As duas primeiras temporadas foram apresentadas pelo escritor Raphael Montes. A terceira, por Katy Navarro, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A jornalista, escritora e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quarta temporada, que também ganha uma versão na Rádio MEC. 

A produção exibida pelo canal público às quartas, às 22h, tem horário alternativo aos domingos, às 23h. O Trilha de Letras ainda vai ao ar nas madrugadas de quarta para quinta e de domingo para segunda, na telinha. Já na programação da Rádio MEC, o conteúdo é apresentado às quartas, às 23h.

Luize Valente - Trilha de Letras
Luize Valente e Eliana Alves Cruz no programa Trilha de Letras - Divulgação/TV Brasil


Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.   
Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.   

Serviço

Trilha de Letras – quarta, dia 24/1, às 22h, na TV Brasil 
Trilha de Letras – quarta, dia 24/1, às 23h, na Rádio MEC 
Trilha de Letras – quarta, dia 24/1, para quinta, dia 25/1, às 3h30, na TV Brasil
Trilha de Letras – domingo, dia 28/1, às 23h, na TV Brasil 
Trilha de Letras – domingo, dia 28/1, para segunda, dia 29/1, às 4h30, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 23/01/2024 - 18:20

Últimas

O que vem por aí