Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Programa Trilha de Letras recebe a escritora Juliana Leite

Trilha de Letras

No AR em 06/12/2023 - 22:00

A escritora Juliana Leite é a entrevistada do Trilha de Letras desta quarta-feira (06). O bate-papo inédito com a apresentadora Eliana Alves Cruz vai ao ar na TV Brasil, às 22h. Na conversa, Juliana fala sobre envelhecimento, a relação com o passado, o trabalho e o amor, temas que estão sempre presentes em suas obras. A autora fluminense vem ganhando reconhecimento e público, além de conquistar a crítica. Seu romance de estreia, "Entre as mãos", foi vencedor do Prêmio Sesc de Literatura.

Trilha de Letras 3
 Juliana fala sobre envelhecimento, a relação com o passado, o trabalho e o amor, temas presentes em suas obras. Divulgação/TV Brasil

No programa, ela fala de seu livro mais recente, "Humanos Exemplares". Ao citar a personagem principal da obra, Natalia, uma idosa de 100 anos, a escritora conta que a convivência com o próprio avô, que morreu aos 102 anos, a inspirou na criação. Segundo ela, conviver com ele foi muito determinante para o imaginário e para criar uma relação mais aderida ao presente. Sobre o envelhecimento, tema abordado no livro, ela afirma que "envelhecer já é um pouco essa vitória de conseguir chegar a um determinado momento da vida que nem você mesmo, nem a sociedade, nem quem está ao seu redor precisa olhar pra você a partir de certas lentes".

Escrita no ano em que surgiu a covid, a autora diz que na obra não queria falar sobre a pandemia e, sim, criar uma espécie de espelhamento do leitor na história da personagem principal.

Processo Criativo

Juliana diz que sente que cada processo acontece de uma forma diferente, que sempre tem muitas anotações manuais em seus cadernos. E afirma que tudo o quê escreve nasce da rua: "estar na vida observando pessoas, gestos, coisas que foram ditas, cenas. Coisas muito cotidianas que despertam ali (...) é como se aquilo instaurasse uma certa situação e a minha maneira de lidar com aquela situação é colocar aquilo dentro de uma ficção, fazer aquilo pertencer a uma certa história".

Trilha de Letras 2
Divulgação/TV Brasil

 

Sobre o programa

O Trilha de Letras busca debater os temas mais atuais discutidos pela sociedade por meio da literatura. A cada edição, o programa recebe um convidado diferente. A atração foi idealizada em 2016 pela jornalista Emília Ferraz, atual diretora do programa que entrou no ar em abril de 2017. Nesta temporada, os episódios foram gravados na BiblioMaison, biblioteca do Consulado da França no Rio de Janeiro

A TV Brasil já produziu três temporadas do programa e recebeu mais de 200 convidados nacionais e estrangeiros. As duas primeiras temporadas foram apresentadas pelo escritor Raphael Montes. A terceira, por Katy Navarro, jornalista da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A jornalista, escritora e roteirista Eliana Alves Cruz assume a quarta temporada, que também ganha uma versão na Rádio MEC.

A produção exibida pelo canal público às quartas, às 22h, tem horário alternativo aos domingos, às 23h. O Trilha de Letras ainda vai ao ar nas madrugadas de quarta para quinta e de domingo para segunda, na telinha. Já na programação da Rádio MEC, o conteúdo é apresentado às quartas, às 23h.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV: https://tvbrasil.ebc.com.br/webtv.

Serviço

Trilha de Letras – quarta, dia 06/12, às 22h, na TV Brasil
Trilha de Letras – quarta, dia 06/12, às 23h, na Rádio MEC
Trilha de Letras – quarta, dia 06/12, para quinta, dia 30/11, às 3h30, na TV Brasil
Trilha de Letras – domingo, dia 10/12, às 23h, na TV Brasil
Trilha de Letras – domingo, dia 10/12, para segunda, dia 11/12, às 4h30, na TV Brasil

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/12/2023 - 16:50

Últimas

O que vem por aí