Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Amazônia em guerra

O epicentro do maior conflito ambiental do mundo

Amazônia com Bruce Parry

No AR em 01/11/2012 - 00:00

Bruce Parry chega ao fim de sua exploraçãoNo sexto e último episódio de Amazônia com Bruce Parry, o apresentador da BBC chega à linha de frente da guerra ambiental pelos recursos do maior ecossistema do planeta.

Nesta parte da viagem, o Amazonas, que nasceu filete de água gélida nos Andes, se transformou em uma vasta extensão líquida e se encontra com seus afluentes, o Madeira e o Negro, dois dos mais extensos rios do mundo. A odisseia de dez mil quilômetros de estrada, trilha, rio e céu amazônicos segue pelo estado do Pará, onde as forças da globalização dominam a linha de horizonte.

Bruce Parry chega ao coração do que ele chama de "dilema amazônico". De um lado, um vasto ecossistema que produz um quinto do oxigênio do mundo e concentra um quarto de todas as espécies conhecidas pelo homem. De outro, as forças de uma certa visão do progresso sempre mais faminto pela madeira, pelo petróleo, pelo ouro e, principalmente, pela terra que oferece a Amazônia em abundância.

Índio em AltamiraApós meses de viagem pela floresta, Bruce depara com o Brasil industrial. O status de maior exportador de carne e soja do mundo se traduz em imensas áreas de floresta desmatada, onde se espraiam vastos campos de cultivo ou pasto. E a sede por energia, que acompanha o avanço da agricultura, se materializa em polêmicos projetos de barragens.

Bruce Parry tem a impressão de chegar em meio a uma guerra entre agentes governamentais, ambientalistas, grandes jogadores da indústria e o povo indígena que luta pelas suas terras. Para vivenciar os dois lados dessa questão, sem tropeçar em maniqueísmos fáceis, o explorador parte em uma última viagem de encontros e experiências.

No centro do Pará, Bruce trabalha com barões do gado e humildes vaqueiros, e também acompanha as operações do Ibama contra o comércio ilegal de madeira. O documentarista também conhece as tribos indígenas que lutam contra os projetos de represas no rio Xingu.

Bruce se depara com conflitos entre índios e grandes empresasEm Altamira, Bruce tem a oportunidade de assistir ao maior encontro indígena dos últimos 20 anos. Ele chega à cidade paraense um dia após o violento embate que opôs índios caiapós e representantes da Eletrobrás, em 2008. Presentes no encontro para defender o projeto de construção de uma hidrelétrica em Belo Monte, os engenheiros se viram cercado por índios revoltados.

Com imagens de arquivo, o apresentador relembra o ataque ao engenheiro Paulo Rezende, ferido com facão. As gravações da época traduzem com força o grau de resistência dos povos amazônicos às ambições industriais do governo na região.

Para completar este quadro de uma Amazônia de conflitos, Bruce Parry segue caminho pela Transamazônica e encontra, com uma equipe de policiais, uma das faces mais sombrias do desenvolvimento econômico da região: o trabalho escravo.





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/10/2012 - 10:40 e atualizado em 22/10/2012 - 12:38

Últimas

O que vem por aí