Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fortunas e misérias do Eldorado amazônico

Penúltimo episódio mostra o cotidiano de uma das maiores minas de ouro

Amazônia com Bruce Parry

No AR em 25/10/2012 - 00:00

No penúltimo episódio de Amazônia com Bruce Parry, o explorador britânico vai a procura do metal lendário da Amazônia: o ouro. Bruce Parry chega a Manaus e, na maior cidade do estado do Amazonas, tem a oportunidade de conviver com uma família de empresários emergentes que enriqueceu com a exploração da floresta amazônica.

Esse encontro com a nova elite de Manaus é o ponto de partida para uma experiência entre duas vivências radicalmente opostas na Amazônia. De um lado, a vida em um dos maiores garimpos ilegais do Brasil, onde homens e mulheres buscam incansavelmente a sorte de fortunas rápidas. Do outro, o árduo trabalho científico de ambientalistas, que procuram provar ao mundo que a preservação da floresta é o mais lucrativos dos negócios.

A jornada leva Bruce ao sul do Amazonas, a 400 km de Manaus, em uma região de difícil acesso. Apesar de totalmente ilegal, o garimpo de Grota Rica tem crescido sem parar nos últimos anos.

Mais de 3.000 pessoas vivem em uma vasta clareira de barracas improvisadas onde, não raro, explodem conflitos entre moradores. As condições de vida são precárias, mas a febre do ouro atrai sempre novas levas de garimpeiros.

Bruce se hospeda na pousada de dona Rússia. Proprietária de hotel, mecânica, mineradora e mãe de família solteira, Rússia tem investido muito na comunidade na esperança de vê-la crescer legalmente e colher os frutos no futuro. A anfitriã leva Bruce ao vasto campo de escavações de Grota Rica, local em que a floresta foi completamente devastada.

A extração do ouro é feita por equipes que trabalham o solo aluvial com mangueiras de alta pressão. É um trabalho longo e pesado. Mesmo assim, Bruce consegue integrar um dos grupos de mineração. Bom trabalhador, o documentarista colhe testemunhos preciosos e consegue achar um dos três descobridores originais do ouro na região.

É com certa amargura que Mariano, velho garimpeiro, conta como a mina cresceu tão rápido. Grota Rica nasceu de uma indiscrição. Em uma noite de festa na cidade, um dos dois sócios de Mariano, assoberbado pelo alcool, segredou sua descoberta a desconhecidos. O boato alastrou-se como fogo em palheiro pela região. Nascia, então, uma das maiores minas de ouro ilegais do país.

Mas o metal, conclui o velho garimpeiro, só traz violência. A realidade de uma terra sem lei ilustra estas palavras no último dia de Bruce no acampamento, quando uma briga entre garimpeiros acaba em tiroteio.

A viagem segue e o explorador procura uma outra visão das riquezas da Amazônia. No coração da floresta, Bruce descobre uma equipe de ambientalistas. Eles procuram demonstrar, em suas pesquisas, que a preservação da Amazônia pode ser bem mais lucrativa para o Brasil do que sua simples exploração predatória.





Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 11/10/2012 - 10:32 e atualizado em 23/10/2012 - 07:35

Últimas

O que vem por aí