Na série Amazônia com Bruce Parry, o explorador parte para uma jornada de nove meses pelo Rio Amazonas, o maior do mundo, com mais de 6.000 km de extensão. A produção venceu o Bafta TV Awards de 2009 na categoria de melhor série documental, e é uma coprodução da Indus Films/Endeavour Productions para a BBC e o Discovery Channel.
A viagem começa nos Andes peruanos, onde o gigante nasce de um riacho de água gélida por entre as montanhas. O explorador e ex-oficial da Marinha Britânica Bruce Parry é adotado por uma família de fazendeiros, com quem aprende a criar lhamas, pescar e sobreviver em condições adversas, a uma altitude de mais de 5.000 metros.
A jornada continua pelas margens do rio, em busca da tribo dos Ashaninkas, povo guerreiro que, desde a época do Império Inca, vive em permanente conflito com os invasores de suas terras. Sua história no século XX foi marcada por milhares de mortes no conflito que opunha forças governamentais e guerrilheiros do Sendeiro Luminoso, conhecido pela sua brutalidade.
Essa viagem leva Bruce Parry até o perigoso vale de Apurimac, onde se concentra a produção de cocaína do Peru. É uma terra sem lei onde, por migalhas, uma mão de obra embrutecida pelas condições precárias de vida produz toneladas de cocaína por ano. O seu contato com os índios Ashaninkas revela que a tribo está em guerra constante com o narcotráfico que destrói suas florestas e seus rios.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.