Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tradições e cultura na TV de Basco

Esporte e humor são duas grandes características desta TV

A TV Que Se Faz no Mundo

No AR em 28/09/2011 - 03:00

Estabelecido no extremo norte da Espanha, o povo basco conserva boa parte dos seus traços culturais originais, especialmente o nacionalismo e a língua, que não tem parentesco com nenhuma outra. Apesar de viver um longo tempo sobre regime de ditadura, o país tenta se reencontrar.

Mas, quando o assunto é televisão, os bascos tentam fazer humor, mesmo depois de vinte anos de terrorismo. E nessa busca, a TV do país faz programas com sátiras do sofrimento causado pelo grupo separatista ETA (Pátria Basca e Liberdade). O resultado considerado hilariante, pode ser visto no Vaya Semanita (Uma semana de inferno), que é exibido toda quinta-feira à noite no canal ETB2.

Mas, o que os telespectadores mais gostam são os programas de esportes. Entre os mais assistidos, estão Os jogos de forças basca, onde homens fortes levantam pesos e troncos de árvores no programa. Outro que lidera a audiência do domingo, é a Pelota basca. Um jogo, apresentado por Xabier Euskitze, famoso apresentador da pelota, que busca promover a língua basca, durante os comentários do jogo. Já que só 30% da população fala o idioma.

Quanto a produção das tele-realidades, a televisão procura mostrar como é viver em condições da Idade Média, incluindo banho de água fria e ordenha vacas. Mas, apesar de não produzir nada no estilo hollywoodiano, os bascos se vangloriam de ter a tele-realidade mais radical de toda Europa.

Tentando conquistar o público jovem, o canal ETB3 oferece múltiplas séries de animação e de ficção juvenil, procedentes em sua maioria do programa Betizu. Com a ideia de fidelizar o público jovem à televisão pública do País Basco, o canal simula programas de outros canais, como o K3 em Catalu a.

Horário: quarta, meia noite




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/09/2011 - 22:18 e atualizado em 28/09/2011 - 22:18

Últimas

O que vem por aí