Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Muito prazer, eu sou a Capoeira

Primeiro episódio busca as origens da capoeira

Capoeira

No AR em 03/05/2017 - 03:30

Roda de capoeira no Pelourinho, em Salvador na BahiaA capoeira é uma expressão cultural afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música, contribuindo decisivamente para a difusão da língua portuguesa pelo mundo.

Através da série Capoeira, o telespectador acompanha esta trajetória de mais de 300 anos de história. Praticada em mais de 150 países, em todos os lugares a língua cantada é o português e, a cada roda, a cultura brasileira é reafirmada.

Beto Simas, o Mestre Boneco, viaja pelo Rio de Janeiro, Salvador, Los Angeles, Nova York, Montreal e Tel Aviv, para mostrar por que a capoeira integra e transforma.

Neste primeiro episódio, Mestre Boneco investiga as origens desta arte. O fato é que, a capoeira foi inventada no Brasil, mas tem muito da cultura africana em suas raízes. Aos poucos foi se propagando por toda a cidade do Rio de Janeiro, do subúrbio à zona sul, e foi formando escolas com objetivos bem diferentes.

Da região da Gamboa, a capoeira chega ao subúrbio carioca, e posteriormente atinge a Zona Sul, a classe média de Ipanema, através de Agenor Moreira Sampaio, o Sinhozinho. Mestre Boneco entrevista um dos seus mais famosos alunos, Rudolf Hermany.

O episódio também aborda a importância da roda de capoeira e sua simbologia. Os benefícios alcançados pelo corpo e pela alma dos praticantes. Alguns exaltam na prática o puro entretenimento; outros veem o desenvolvimento do corpo como sua principal função. A história, a simbologia da capoeira e a propagação da língua portuguesa são o tema deste episódio.




Apresentação: Beto Simas (Mestre Boneco)
Direção: Marcia Medeiros e Luiz Fernando Goulart
Coprodução: TV Brasil e Bossa Produções

Criado em 14/08/2012 - 15:09 e atualizado em 28/04/2017 - 12:58

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí