Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ciência é Tudo percorre a história da ciência no Brasil

Conheça a trajetória de importantes cientistas brasileiros

Ciência é Tudo

No AR em 13/06/2020 - 08:30

O que você conhece da ciência brasileira? Os momentos de crise mundial, como o que vivemos agora com a pandemia de Covid-19, são fundamentais para olhar para trás e refletir sobre os caminhos tomados pela humanidade ao longo dos últimos tempos. Esta edição do Ciência é Tudo percorre marcos históricos e apresenta personalidades e fatos marcantes para a história da ciência no país. 

Cesare Lattes dedicou sua vida à física e ao conhecimento
Cesare Lattes dedicou sua vida à física e ao conhecimento - Divulgação

Nesse episódio, você vai conhecer a trajetória de Cesare Lattes, seu papel na descoberta do píon, nos raios cósmicos e em aceleradores, além de sua importante influência na criação da infraestrutura de ciência no Brasil. Também lembramos do centenário de Jayme Tiomno (1920-2011), um dos maiores físicos teóricos da história do Brasil e um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro.

O programa destaca também a importância das mulheres cientistas pioneiras no Brasil e os feitos de grandes nomes femininos, como a cientista e política Bertha Lutz e Elisa Frota Pessoa, uma das primeiras brasileiras a se formar em Física, em 1942.

Bertha Lutz, zoóloga de profissão, é conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres no Brasil
Bertha Lutz, zoóloga de profissão, é conhecida como a maior líder na luta pelos direitos políticos das mulheres no Brasil - Divulgação

Na entrevista dessa edição, uma conversa com Gustavo Saldanha, coordenador de estudo e pesquisa, responsável pelo Programa de Pós Graduação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). E, ainda, a história da astronomia no Brasil mostra como os povos indígenas já usavam os astros para tomar decisões sobre colheita e pesca, por exemplo, e como Dom Pedro II se tornou o patrono da astronomia em nosso país.

Criado em 10/06/2020 - 12:35

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí