Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ciência é Tudo lembra o Dia Mundial de Combate à AIDS

Ciência é Tudo

No AR em 05/12/2020 - 08:30

O Ciência é Tudo lembra, nesta edição, o Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado em 1º de dezembro, para mostrar a atuação da ciência nos estudos sobre o vírus HIV.

Após os primeiros casos de infecção pelo vírus HIV, registrados no final da década de 1970, a ciência avançou nas investigações e o diagnóstico de contágio, que antes era visto como uma sentença de morte, hoje é sinal de uma vida de cuidados, mas que não impedem uma rotina normal.

O tratamento é feito por meio do uso de antivirais contra o HIV
O tratamento é feito por meio do uso de antivirais contra o HIV - Divulgação

O programa apresenta o histórico dos estudos sobre o HIV e a AIDS e as formas de prevenção, que podem ser isoladas ou combinadas a depender do perfil de cada pessoa. Esse episódio explica ainda como são os tratamentos utilizados hoje em dia para suprimir a carga viral do vírus no organismo das pessoas soropositivas, promovendo qualidade de vida e reduzindo as chances de transmissão. O programa destaca também a importância do acolhimento e da humanização no atendimento a esses pacientes.

A camisinha é o método mais conhecido e acessível para prevenção da infecção pelo HIV
A camisinha é o método mais conhecido e acessível para prevenção da infecção pelo HIV - Divulgação

Na entrevista, uma conversa com o Dr. Ricardo Diaz, médico infectologista e autor do livro "Histórias de uma luta: mais de 30 anos do desafio chamado HIV e a ciência por detrás da história”. O especialista fala sobre as perspectivas da ciência na área, como o avanço dos estudos para a remissão da AIDS.

Ciência é Tudo mostra a atuação da ciência nos estudos sobre o vírus HIV
Ciência é Tudo mostra a atuação da ciência nos estudos sobre o vírus HIV - Divulgação

Criado em 02/12/2020 - 10:20

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí