Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Retrospectiva 2020: Ciência no Brasil

Edição reapresenta a História da Ciência no país

Ciência é Tudo

No AR em 19/12/2020 - 08:30

O Ciência é Tudo inicia, a partir desta edição, uma série de quatro episódios para relembrar os programas realizados em 2020. Neste primeiro, reapresenta a História da Ciência no Brasil e aponta para o futuro, com as perspectivas a partir do lançamento da nave Space X, ocorrido no mês de maio. 

Vamos relembrar a trajetória de Cesare Lattes (1924-2005), seu papel na descoberta do píon, nos raios cósmicos e em aceleradores, além de sua importante influência na criação da infraestrutura de Ciência no Brasil. Celebramos, ainda, o centenário de Jayme Tiomno (1920-2011), um dos maiores físicos teóricos da história do país e um dos fundadores do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), no Rio de Janeiro.

Bertha Lutz, cientista e política
Bertha Lutz, cientista e política - Divulgação

Em destaque também a importância das mulheres cientistas pioneiras no Brasil e os feitos de grandes nomes femininos, como a cientista e política Bertha Lutz e Elisa Frota Pessoa, uma das primeiras brasileiras a se formar em Física, em 1942. Iniciativas inspiradas nessas mulheres incentivam, no presente, que outras também sigam os seus passos. 

Essa foi a primeira vez, em nove anos, que a NASA fez uma missão tripulada saindo dos Estados Unidos
Essa foi a primeira vez, em nove anos, que a NASA fez uma missão tripulada saindo dos Estados Unidos - Divulgação/TV Brasil

E de olho no futuro, vamos decolar novamente para o espaço. Em maio de 2020, quase uma década após o último lançamento espacial de solo americano, a parceria entre a Nasa e a SpaceX tornou possível o envio de astronautas à órbita da Terra. A chegada da cápsula Crew Dragon à Estação Espacial Internacional marcou o sucesso da missão e representa uma nova fase na astronáutica. O Brasil tem planos para atuar nesse modelo de gestão.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/12/2020 - 14:45

Últimas

O que vem por aí