Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça a importância dos recursos e serviços de tecnologia assistiva

Ciência é Tudo

No AR em 20/03/2021 - 08:30

Nesta edição o Ciência é Tudo apresenta o impacto e a importância dos recursos e serviços de tecnologia assistiva, que ampliam as habilidades funcionais de pessoas com deficiência.

Um quinto da população brasileira precisa usar algum aparelho ou serviço para realizar plenamente uma atividade do dia a dia. O programa conta o que é a tecnologia assistiva e como ela está presente no cotidiano, além de mostrar como trabalham os profissionais que se dedicam a profissões que têm como objetivo promover a independência e a autonomia de pessoas com deficiência. 

Além de permitir a realização de atividades simples do cotidiano, os recursos de tecnologia assistiva também são desenvolvidos para a reabilitação de pessoas com dificuldades motoras, auxiliando até que elas pratiquem esportes. O Projeto Ema, da Universidade de Brasília, criou um triciclo especial para pessoas com lesão na medula pedalarem com suas próprias pernas.

Ciência é Tudo aborda a importância da tecnologia assistiva
Ciência é Tudo aborda a importância da tecnologia assistiva - Divulgação

E na entrevista, a emocionante história do maestro João Carlos Martins, que parou de tocar piano após perder o movimento das mãos, mas ganhou uma luva biônica, produzida pelo designer de produto Ubiratan Bizarro Costa. O presente inusitado permitiu a ele um reencontro com seu instrumento de trabalho.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/01/2021 - 15:20

Últimas

O que vem por aí