Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O Ciência é Tudo faz uma homenagem às mulheres e meninas cientistas

Conheça as mulheres inspiradoras que abriram caminhos da área

Ciência é Tudo

No AR em 17/04/2021 - 09:00
Mulher cientista
Mulheres produzem cerca de 70% de toda a produção científica do país - Divulgação/TV Brasil

O Ciência é Tudo faz uma homenagem às mulheres cientistas. As mulheres são maioria nas universidades brasileiras e estudos indicam que elas produzem cerca de 70% de toda produção científica do país. No entanto, elas ainda são minoria nos níveis mais altos da carreira e em cargos de liderança.

O programa conta a história de mulheres inspiradoras que, apesar das dificuldades e preconceitos, abriram os caminhos da área no passado e seguem fazendo a diferença nos dias atuais. No programa, a premiada física Marcia Barbosa e a pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) Fernanda de Negri analisam a presença feminina na ciência no Brasil.

O Ciência é Tudo dedica um olhar também às mulheres negras na academia. Elas representam apenas 3% das doutoras do país e, neste episódio, serão representadas por meio da história de Sonia Guimarães, a primeira mulher negra brasileira a se tornar doutora em Física e professora do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA).

Menina na escola
 Iniciativas incentivam meninas a seguirem a carreira das ciências - Divulgação/TV Brasil

O programa traz ainda as mulheres que ajudaram a desenvolver as grandes descobertas e conquistas da astronomia, além de iniciativas para incentivar meninas a seguirem carreira na área das ciências. O episódio traz também informações sobre o site Mulheres na Ciência (https://mulheresnaciencia.com.br/), que tem o objetivo de divulgar o trabalho e os feitos de mulheres neste campo.

O Ciência é Tudo vai ao ar todos os sábados, às 9h, na TV Brasil. É possível assistir aos episódios também no site e no canal do Youtube da TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/04/2021 - 14:50

Últimas

O que vem por aí