Neste episódio do Ciência É Tudo vamos saber o que é a Biotecnologia, ciência que, a partir de sistemas biológicos e organismos vivos, cria produtos para melhorar a forma como vivemos. A Biotecnologia Ambiental, como também é chamada, é usada para solucionar questões no nosso cotidiano como, por exemplo, transformar lixo em energia, despoluir o ambiente e realizar construções com insumos naturais. No programa de hoje vamos saber mais sobre o tema e conhecer os tipos de pesquisa que o Brasil vem desenvolvendo nessa área.
O programa Brasil-Biotec, criado recentemente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, fortalece a pesquisa e o desenvolvimento da biotecnologia nacional por meio de sua aplicação em quatro áreas: saúde humana; agropecuária; industrial; e também ambiental & marinha.
Existem diferentes tipos de biotecnologia e alguns estudiosos passaram a classificá-la em cores. No princípio, eram usadas apenas três: vermelha para saúde, branca para indústria e verde para agricultura e ambiente. Hoje, a aquarela biotecnológica é muito maior.
Como a Biotecnologia pode ser aplicada ao Meio Ambiente para prevenir e resolver problemas? O uso da biotecnologia no tratamento de resíduos sólidos, por exemplo, pode além de resolver o problema do lixo, gerar biocombustíveis ou outros produtos ecológicos.
A biotecnologia pode ser aplicada em nossas vidas de diversas formas. Uma delas é a Bioconstrução, técnica construtiva que utiliza materiais de baixo impacto ambiental, criando sistemas alternativos de tratamento de resíduos e consumo de água e energia.
O Ciência É Tudo é uma parceria da TV Brasil com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.