Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Biotecnologia Ambiental

Entenda a criação de produtos que podem melhorar a nossa forma de vida

Ciência é Tudo

No AR em 05/06/2021 - 09:30

Neste episódio do Ciência É Tudo vamos saber o que é a Biotecnologia, ciência que, a partir de sistemas biológicos e organismos vivos, cria produtos para melhorar a forma como vivemos. A Biotecnologia Ambiental, como também é chamada, é usada para solucionar questões no nosso cotidiano como, por exemplo, transformar lixo em energia, despoluir o ambiente e realizar construções com insumos naturais. No programa de hoje vamos saber mais sobre o tema e conhecer os tipos de pesquisa que o Brasil vem desenvolvendo nessa área.

O programa Brasil-Biotec, criado recentemente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, fortalece a pesquisa e o desenvolvimento da biotecnologia nacional por meio de sua aplicação em quatro áreas: saúde humana; agropecuária; industrial; e também ambiental & marinha.

Existem diferentes tipos de biotecnologia e alguns estudiosos passaram a classificá-la em cores. No princípio, eram usadas apenas três: vermelha para saúde, branca para indústria e verde para agricultura e ambiente. Hoje, a aquarela biotecnológica é muito maior.

Como a Biotecnologia pode ser aplicada ao Meio Ambiente para prevenir e resolver problemas? O uso da biotecnologia no tratamento de resíduos sólidos, por exemplo, pode além de resolver o problema do lixo, gerar biocombustíveis ou outros produtos ecológicos.

A biotecnologia pode ser aplicada em nossas vidas de diversas formas. Uma delas é a Bioconstrução, técnica construtiva que utiliza materiais de baixo impacto ambiental, criando sistemas alternativos de tratamento de resíduos e consumo de água e energia.

O Ciência É Tudo é uma parceria da TV Brasil com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 04/06/2021 - 13:10

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí