Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ciência é Tudo mostra a aplicação da tecnologia 4.0 no agronegócio

Sensores terrestres, satélite e drones melhoram a produtividade

Ciência é Tudo

No AR em 19/06/2021 - 09:30

Neste episódio do Ciência é Tudo vamos falar da aplicação de tecnologias 4.0 no agronegócio. O conceito “4.0” surgiu pela primeira vez em 2011, em um documento do governo alemão a respeito de estratégias para o país na área de tecnologia. Desde então ele vem sendo aplicado em diversos campos de conhecimento.

 Agro 4.0 - drone
Drones na agricultura 4.0 - Divulgação/TV Brasil

Nos últimos anos, sensores terrestres, drones, sistemas de rastreamento via satélite e outros dispositivos foram introduzidos no ambiente rural com o objetivo de coletar dados das variáveis que influenciam a produtividade, como por exemplo, as características do solo, variação climática e incidência de pragas. A agricultura 4.0 está sendo aplicada nas diversas áreas do agronegócio no Brasil.

Ciência é Tudo - Agro 4.0
Agro 4.0 - Divulgação/TV Brasil

Com o desenvolvimento de tecnologias para o setor agro surgem as agtechs, startups focadas no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o agronegócio. Estimulando o setor, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações assinou um acordo de cooperação técnica para a implementação de ações conjuntas voltadas ao fomento da pesquisa, desenvolvimento e inovação 4.0 em empresas e instituições de pesquisa do setor agropecuário.

Ciência é Tudo - Agro 4.0
Tecnologia e agronegócio no Ciência é Tudo - Divulgação/TV Brasil

O Ciência é Tudo vai ao ar todos os sábados, às 9h30, na TV Brasil. É possível assistir aos episódios também no site e no canal do Youtube da TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 17/06/2021 - 12:40

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí