Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça o Sirius, acelerador de partículas síncrotron

Acelerador é uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo

Ciência é Tudo

No AR em 02/10/2021 - 09:30

O Ciência é Tudo desta semana apresenta o Sirius, acelerador de partículas síncrotron. O Sirius é a maior e mais complexa infraestrutura científica construída no país e é também uma das mais avançadas fontes de luz síncrotron do mundo. Esse laboratório de última geração permite a investigação da composição e da estrutura da matéria em suas mais variadas formas. Por meio do uso da luz, o Sirius é capaz de revelar a estrutura molecular, atômica e eletrônica dos materiais.

Ciência é Tudo - Sirius
Aceleradores estão estudando as moléculas do coronavívus - Divulgação/TV Brasil

Neste episódio, vamos conhecer um pouco mais da história do Sirius. Como ele funciona e como contribui para o desenvolvimento da ciência no Brasil e no mundo. Além de toda a infraestrutura científica, vale lembrar que o Sirius tem 68 mil metros quadrados e é o edifício mais estável do Brasil. Qualquer possível vibração é imediatamente amortecida para não perturbar a trajetória dos elétrons. Foram muitos os desafios enfrentados para construir essa verdadeira obra da engenharia.

Sirius contribui para o desenvolvimento da ciência no Brasil
Sirius contribui para o desenvolvimento da ciência no Brasil - Divulgação/CNPEM

As linhas de luz são as estações experimentais onde os materiais são analisados dentro do Sirius. É nelas que de fato os experimentos se concretizam por meio da utilização da luz síncrotron. As estações de pesquisas são capazes de revelar detalhes da estrutura de moléculas biológicas, como proteínas virais. No mundo existem inclusive alguns aceleradores estudando as moléculas do coronavírus. Todas essas pesquisas sobre o vírus da covid são depositadas em um banco de dados internacional e as pesquisas, realizadas pelo Sirius, estão entre as melhores em termos de resolução.

Ciência é Tudo - Sirius
O Sirius tem 68 mil metros quadrados e é o edifício mais estável do Brasil - Divulgação/TV Brasil

O Ciência é Tudo vai ao ar todos os sábados, às 9h30, na TV Brasil. É possível assistir aos episódios também no site e no canal do Youtube da TV Brasil.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 28/09/2021 - 14:40

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí