Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Lygia da Veiga

Cientistas Brasileiros entre os Melhores

No AR em 08/02/2020 - 09:30

Este episódio explica o trabalho da cientista Lygia da Veiga Pereira, no Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).

O destaque é para pesquisas da geneticista com células-tronco embrionárias. Por poderem se transformar em qualquer uma das células do corpo humano, as células-troncos guardam a chave para cura de doenças como o Alzheimer e o câncer. 

"Fazer ciência são pequenos passos, mas estamos caminhando", afirma geneticista Lygia da Veiga
"Fazer ciência são pequenos passos, mas estamos caminhando", afirma geneticista Lygia da Veiga - Reprodução/TV Brasil

A professora também coordena o projeto DNA do Brasil, que vai identificar as principais características genéticas dos brasileiros. O objetivo é estudar como prevenir e tratar doenças, além de mapear os ancestrais da população. A iniciativa, lançada em dezembro de 2019, será o primeiro projeto de sequenciamento de DNA em larga escala no país e vai inserir o Brasil no mapa mundial dos estudos genômicos.

“Nosso projeto quer fazer um panorama geral da população brasileira, com um número grande de brasileiros para que a gente possa fazer pesquisas mais aprofundadas tanto sobre a saúde, a genética da nossa saúde, quanto também sobre a nossa origem, a partir desses grupos populacionais originais” disse a professora.

Lygia da Veiga criou a primeira linhagem de células-tronco embrionárias no Brasil
Lygia dirige o Laboratório Nacional de Células-Tronco Embrionárias. Ela e seus alunos estudam a síndrome de Marfan, por Reprodução/TV Brasil

 

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 03/02/2020 - 18:30

Últimas

O que vem por aí