O Comentário Geral dessa semana vai amarelar! No melhor sentido, o programa vai mirar nesta que é a mais expansiva das matizes, a que mais atrai os olhos e também a que simboliza a criatividade e a alegria.
Por falar em amarelo, criatividade e alegria, o jornalista e escritor Roberto Muggiati, que é um profundo conhecedor do quarteto de Liverpool e autor de "A Revolução dos Beatles", vai falar sobre o disco Yellow Submarine, dos Beatles.
Outro convidado é o diretor do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), Guilherme Bueno. Ele comenta a importância do amarelo na obra do holandês Vincent Van Gogh. E o poeta Mario Quintana chegou a escrever "Se não fosse o Van Gogh, o que seria do amarelo?".
Para falar do mundo da sétima arte, o entrevistado é o diretor pernambucano Cláudio Assis, que há uma década realizava o seu universo visceral "Amarelo Manga". Assis está com o seu mais novo filme "Febre do Rato", em cartaz.
Já partindo para o mundo da literatura, a equipe viajou ao Sítio do Pica-pau Amarelo, de Monteiro Lobato, na carona da professora Eliana Yunes, da PUC-RJ.
Para esclarecer o que acontece quando o jacaré-de-papo-amarelo literalmente "amarela" o seu papo, a gestora do Parque Chico Mendes, Denise Wilches Monsores, foi a convidada. Outro amarelo que já gerou muita controvérsia é o da gema de ovo. Afinal, faz bem ou mal à saúde? Com a palavra a nutricionista Paloma Stappazzoli.
E pra dar um tom verde e amarelo, o Comentário Geral analisa com o professor Carlos Lessa, a influência do ouro na História do Brasil. Finalizando, o zelador de santo Mauro Rodrigues, conversa sobre o sincretismo religioso que enriquece a cultura. Ele fala sobre a orixá dos rios, do amor, da beleza e da riqueza: a amarela Oxum.
O convite está feito! Agora vê se não vai amarelar!
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.