Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Casa

O arquiteto Sergio May explica a engenhosidade da casa do pássaro João

Comentário Geral

No AR em 29/02/2012 - 22:30

Existe casa mais sustentável do que a do passarinho João de Barro? Os homens estão prontos para serem donos de casa? O que as lan-houses têm a ver com "Casa Grande e Senzala"? Todo mundo tem direito a moradia, a uma casa digna. Mas as senzalas de fato acabaram no Brasil?

Na próxima quarta, dia 29, às 19h30, você vai assistir (de casa ou não) ao Comentário Geral com a palavra CASA!

Era uma casa muito engraçada, que "não tinha teto não tinha nada"? Não: esta é a que o poetinha Vinícius de Moraes compôs. Mas uma outra casa famosa, em Laranjeiras, Rio de Janeiro, sempre foi muito animada e cheia de poesia, como conta o cineasta Gustavo Pizzi, um dos realizadores do documentário "Pretérito Perfeito", sobre a "Casa Rosa", que já foi um concorrido prostíbulo.

Nos anos 70, em plena ditadura, o compositor Jards Macalé e o cineasta Luiz Carlos Lacerda dividiram uma casa no Rio de Janeiro. Você consegue imaginar o que aconteceu por lá? Nem precisa. É só assistir ao documentário "Casa 9", de Lacerda, mais conhecido como "Bigode".

Em 1933, um livro chamou atenção dos estudiosos sobre o Brasil: "Casa Grande e Senzala", de Gilberto Freyre. O livro revela que a própria estrutura arquitetônica da casa-grande expressa a profunda injustiça do patriarcalismo brasileiro. Quem comenta o assunto é o professor de direito da FGV, Joaquim Falcão.

O geógrafo Alex Franulovic confidencia a origem da ideia de criar a comunidade e o site dos "donos de casa", homens modernos que "esquentam a barriga no fogão e esfriam no tanque" e ainda cuidam dos filhos, com muito orgulho e um sorriso no rosto.

O arquiteto Sergio May explica a engenhosidade da casa do pássaro João de Barro. O gerente de cultura digital da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro fala sobre o papel social das chamadas Lan Houses. Outro assunto: permacultura e casas sustentáveis. Quem fala sobre isso é a geógrafa Ilana Paganina. E o professor titular do IPUR/UFRJ, Luiz Ribeiro, atualiza sobre as políticas públicas para habitação.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 01/03/2012 - 00:30 e atualizado em 01/03/2012 - 00:30

Últimas

O que vem por aí