Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Cheiro

O papel do olfato na vida e na arte

Comentário Geral

No AR em 10/11/2012 - 21:00

Lourenço Mutarlli fala de seu livro 'O Cheiro do Ralo'Uma palavra pode mover uma multidão, mas até onde o cheiro nos leva?

Muitas vezes o inconsciente é guiado pelos cheiros. Cheiro de infância, de chuva, da comidinha da vovó, da podridão da cidade... Mas o que é de fato o olfato? O médico Jair de Carvalho vai explicar a importância do olfato e quais as doenças mais comuns que afetam a sensibilidade.

Além disso, você sabia que o cheiro também pode curar? A aromaterapia é praticada há milhares de anos e vamos conehcer um pouquinho desse método com a especialista Julia Nunes.

Neste episódio, o tradutor Eric Nepomuceno, grande amigo de Gabriel Garcia Marquez, e seu principal tradutor no Brasil, é quem vai falar sobre a obra "O Cheiro da Goiaba".

Muita gente confunde cangambá com gambá e isto se dá por uma questão de cheiro. Embora tenham nomes parecidos, eles não são nem da mesma família e só têm uma coisa em comum: quando se metem em encrenca, espantam os inimigos lançando o tal cheiro ruim. Quem vai explicar este processo é o professor de ecologia da UFRJ Rui Cerqueira.

O livro "O Cheiro de Ralo”, que virou filme protagonizado por Selton Mello, é o primeiro romance do cartunista Lourenço Mutarelli e chegou às livrarias revestido de lendas: ele o teria escrito em apenas cinco dias, durante um feriado de Carnaval. Quem conta essa história direitinho é o próprio autor!

Agora, quem acha que cinema é um meio meramente audiovisual é por que ainda não conheceu o Odorama! Este foi um recurso olfativo inovador, apresentado pela primeira vez no filme Pink Flamingos, de John Waters, em que os expectadores podiam sentir o cheiro de cada cena. Inacreditável, não? Quem fala desse assunto é o presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), Mario Abbade, que gostou tanto dessa ideia que resolveu até fazer uma exposição sobre o assunto.

Pra terminar, o programa passeia por um mundo perfumado com a diretora da Cosmetics Marketing Design, Renata Ashcar. Ela conta a história desses pequenos frascos encantadores desde o seu surgimento há mais de 2 mil anos.

E aí, vai perder?





Criado em 30/10/2012 - 17:22 e atualizado em 30/10/2012 - 18:30

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí