Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Futuro

No último programa do ano, Luiza Sarmento e Renato Góes tentam

Comentário Geral

No AR em 29/12/2010 - 03:00

Em época de final de ano é comum parar para pensar no que pode acontecer no ano seguinte. A apenas três dias de 2011, o Comentário Geral desta quarta-feira (29) se preocupa com o futuro. Luiza Sarmento e Renato Góes mostram as diferentes reflexões sobre o tema. O filósofo Leandro Chevitare conta como o ser humano costuma encarar o desconhecido. Já o estudioso das religiões, Roni Lima, mostra quais são as maiores profecias já feitas e explica essa lenda de que o mundo vai acabar em 2012. De fato, o fascínio pelo futuro já fez com que muita gente tentasse antecipá-lo através da literatura. O crítico de ficção científica, Carlos Henrique Barbosa dos Santos, enumera alguns clássicos do gênero e conta o que realmente aconteceu, ou não, conforme os escritores previram.

Para quem está mais preocupado com o próprio futuro, vale a pena ouvir as dicas do professor de economia Luis Carlos Ewald, que ensina como poupar e quais são os melhores investimentos a longo, médio e curto prazo. Na mesma linha, o também professor de economia Carlos Lessa explica por que a aposentadoria é um dos maiores problemas em países do mundo todo e mostra o que o cidadão comum pode fazer para garantir uma velhice sem apertos.

Quando se pensa no futuro, também não pode-se deixar de pensar nas inovações tecnológicas. O jornalista especializado em tecnologia, Carlos Alberto Teixeira, o Cat, revela quais serão as novidades da próxima década e o quais produtos devem estar nas lojas em breve. O rumo da indústria musical, motivo de incerteza nesta década que está acabando, é discutido pelo produtor cultural Marcos Mazzola. Afinal, será que o CD vai deixar de existir de vez? E a forma como assistir ao cinema, vai mudar também? O diretor Bruno Vianna fala sobre a popularização do formato 3D e dos novos movimentos cinematográficos. No campo da medicina, o professor de biologia molecular da UFRJ, Mariano Zalis, conta quais são os tratamentos, remédios e cirurgias que estão em avanço nos laboratórios.

E como será o mundo político nos próximos anos? O embaixador Luiz Felipe Lampreia antecipa quais países devem perder ou ganhar importância no cenário mundial e qual será o papel a ser desempenhado pelo Brasil neste quadro. Resta, agora, saber quais pessoas ajudarão o mundo. Em busca dos grandes profissionais de amanhã, o programa entrevistou o criador do projeto Jovens Talentos da UFRJ, Leopoldo de Meis.

Horário: quarta, às 19h30.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 29/12/2010 - 18:10 e atualizado em 29/12/2010 - 18:10

Últimas

O que vem por aí