Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Negro

Programa comemora o dia da consciência negra

Comentário Geral

No AR em 17/11/2010 - 03:00

O Comentário Geral desta quarta-feira (17) é dedicado ao dia da Consciência Negra. Luiza Sarmento e Renato Góes discutem os múltiplos significados da palavra NEGRO. O historiador Ivan Alves Filho comenta a questão da escravidão e do negro no Brasil. Depois de séculos de discriminação racial, a ciência mostrou ao mundo que os seres humanos são semelhantes independentemente da sua origem ou aparência. O geneticista Sérgio Danilo Pena explica o conceito de raça e mostra as origens de nossa cultura, herdada do continente africano.

Os artistas B. Negão, MV Bill e Zózimo Bulbul distiguem preto de negro. Ed Motta, Jarzinho, Simoninha e DJ Janot comentam a música negra, que dispõe de um amplo leque que abriga ritmos que vão desde o samba e o funk até o rock e o soul. Além da música, futebol. O programa também mostra como os negros tiveram que vencer o preconceito dos grandes clubes no ínicio do século XX, quando o esporte inglês era privilégio da elite branca. Uma contribuição incrível na área dos esportes foi a capoeira, inventada por escravos. O ator e mestre de capoeira Airton Carmo, que interpretou o protagonista do filme Besouro, fala um pouco mais sobre essa atividade, que mistura luta e dança.

Nos anos 70, o movimento Black Power, dava voz aos negros e trazia a afirmação cultural da comunidade afro-americana. O cantor Tony Tornado comenta a importância deste período. No fiml do século XX, surgiam outras políticas afirmativas com o objetivo de reparar danos históricos. No entanto, há quem acredite que essas ações são um tipo de "racismo envergonhado". O Comentário foi ouvir a opinião do comunicólogo Muniz Sodré sobre esse assunto tão polêmico. O cineasta Joel Zito analisa a posição do negro na mídia. O diretor teatral Ardebal Freire Filho mostra a remontagem de Orfeu, que vai circular por seis capitais do país. Do teatro para a fotografia, o programa foi conferir a mostra de Walter Firmino, que reúne na mostra Sem nomes, as 77 imagens que mostram o cotidiano de negros anônimos e até retratos de celebridades como Pixinguinha e Grande Otelo.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 17/11/2010 - 23:13 e atualizado em 17/11/2010 - 23:13

Últimas

O que vem por aí