Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

O 'bicho' é tema do programa desta semana

Cacá Mourthé fala sobre a adaptação dos Saltimbancos, peça narra a

Comentário Geral

No AR em 24/11/2012 - 21:00

No ComentárCacá Mourthé fala sobre o espetáculo 'Os Saltimbancos'io Geral desta semana, o chefe do departamento de Letras da PUC-RIO, Karl Erick vai falar sobre o clássico da literatura A Revolução dos Bichos, criado pelo escritor, jornalista e ativista político George Orwell, em 1944.

A diretora de teatro Cacá Mourthé dos Saltimbancos explica como foi feita esta adaptação que conta a história de quatro animais que se encontram na floresta.

Nas artes plásticas, o Bicho também faz sucesso, principalmente na obra de Lygia Clark. Em suas peças, o observador é convidado a brincar com os bichos manipulando-os e descobrindo novas possibilidades para a obra, e é Paulo Sérgio Duarte quem vai comentar sobre ela.

O bicho-papão, entre outros monstrinhos, simboliza o medo infantil. Mas de onde vem essa história? A psicanalista Halina Grynberg fala da origem do bicho-papão.

O jogo do bicho surgiu no Rio de Janeiro em 1893. A criação da loteria popular mais famosa do Brasil se deve ao complicado contexto político daqueles tempos. O professor de história Luiz Antonio Simas conta como surgiu, sua proibição e popularidade no país.

O Horóscopo chinês dos 12 signos é uma das referências que a Astrologia chinesa utiliza para realizar seus estudos. Mas por que os símbolos do horóscopo chinês são representados por animais? Essa e outras respostas são dadas pelo astrólogo Luiz Raposo de Almeida. Ainda no programa, a supervisora de pesquisa do Arquivo Nacional, Claudia Beatriz Heynemann, explica como surgiu o conceito de bichos de estimação.

Para terminar, Hare Rapha, do famoso HareBurguer de Ipanema, fala do conceito de seus hamburgueres vegetarianos e sua filosofia hippie!





Criado em 13/11/2012 - 15:01 e atualizado em 13/11/2012 - 15:37

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí