Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pele

Tatuagem, racismo, preconceito, cinema e muito mais

Comentário Geral

No AR em 25/04/2012 - 22:30

Ela pode ser perfeita, transmitir delicadeza, transferir sensações. Pode até dar choque e, dependendo da cor, pode abrir ou fechar portas numa sociedade que infelizmente ainda julga os livros pelas capas e as pessoas pelas etnias. Pele vai ser a palavra do Comentário Geral.

A intenção de quem faz uma Tatuagem é ter para sempre na própria pele algo que defina a personalidade ou o grupo ao qual o indivíduo pertence, e quem vai falar sobre estas marcas definitivas na pele é o tatuador Lúcio Tattoo.

Mudar a pele para ficar diferente do que se é, este é o trabalho meticuloso da caracterização no Cinema, Teatro ou Televisão. Com a palavra, a talentosíssima Rosa Bandeira.

Por falar em cinema, o restaurador Francisco Moreira mostra como é o processo de recuperação de películas cinematográficas. Já o presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ), Mário Abbade, comenta o elogiadíssimo “A Pele que habito”, do mestre Pedro Almodóvar.

Uma dúvida paira no ar do Comentário Geral: a paixão é mesmo “uma questão de pele”? Com a palavra o psiquiatra e psicanalista Luiz Alberto Py. Mas não adianta fazer transplante de pele. Este é um assunto para o cirurgião plástico e professor de medicina da UFRJ Diogo Franco.

Pra encerrar o programa, a equipe do programa ouve o ilustre estudioso da Classe C brasileira, Marcelo Neri, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que fala sobre os negros, mulatos, morenos... Todos aqueles que têm a Pele escura e enfrentam ainda hoje o racismo e o preconceito, históricos no país.




Apresentação: Luiza Sarmento

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/04/2012 - 19:33 e atualizado em 17/04/2012 - 12:48

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí