Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sal

Os variados sentidos da palavra

Comentário Geral

No AR em 22/06/2011 - 22:30

sal

Ele ajuda a dar mais sabor à vida, quando não usado exageradamente, é claro! A palavra do Comentário Geral desta quarta-feira (22), às 19h30, é: sal. Como prefixo de outras palavras, pode ter vários sentidos, podendo dar em salada, salina, salário, terras salgadas, no pré-sal e desertos de sal. Existem alguns tipos de sal como: marinho e de rocha. O sal marinho é extraído pela evaporação da água do mar e o de rocha é retirado de minas subterrâneas, resultantes de lagos e mares antigos.

Para falar mais sobre este tema, o programa traz convidados como: Silvio Tavares, pesquisador da Embrapa, que explica como é feita a recuperação do solo encharcado pela água salgada. No Japão é possível plantar em um solo muito salinizado. Na culinária, a Chef de cozinha dos restaurantes Rancho e INN, Andréa Tinoco, ressalta os principais tipos de sal e quando devem ser usados. Quais ingredientes podem ajudar a comida ficar mais saborosa para quem não pode consumir sal e dá dicas para não errar no ponto.

E o médico cardiologista, Carlos Brito Ferreira, destaca os benefícios do sal e do iodo para saúde, quando ele pode fazer mal e se existe um tipo de sal que é melhor para saúde do que outro. Outros convidados do programa são o professor do Instituto de Economia em Energia da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ), Edmar de Almeida; e o historiador, professor e doutor em sociologia, Fernando Vieira. Edmar esclarece o que é pré-sal e qual o potencial de exploração no Brasil. Quanto representa em nível mundial, se há riscos nos investimentos e como o país vai explorar essa riqueza.

Como surgiu a palavra salário? O professor de História, também da UFRJ, Hiran Roedel, cita exemplos do alto valor do sal na antiguidade e no Brasil, conta a história do sal e por que a palavra salário vem de sal. Para concluir, o professor Cristiano Borges relata o processo de dessalinização e para que serve. Quais países e regiões brasileiras fazem mais uso desse método e indaga se seria uma boa alternativa num cenário de escassez de água doce.

Apresentação Luisa Sarmento
Horário: quartas, às 19h30




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 22/06/2011 - 15:19 e atualizado em 22/06/2011 - 15:19

Últimas

O que vem por aí