Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Silêncio

Ele não é a ausência absoluta de sons

Comentário Geral

No AR em 04/07/2012 - 22:30

A cada seJosé Carlos Avellar fala sobre 'cinema mudo'mana, diferentes personalidades e especialistas apresentam diversos aspéctos e significados de uma mesma palavra.

O silêncio é mais eloquente do que parece. Ele não é a ausência absoluta de sons, como é a definição clássica do dicionário. É, por isso, que o Comentário Geral resolveu falar sobre o ele.

Para começar, o crítico de cinema José Carlos Avellar vai falar dos Filmes mudos, a ideia é mostrar o surgimento dele e a sua história.

A meditação transcendental é uma técnica introduzida em 1958 por Maharishi Mahesh Yogi. Nesta técnica ele envolve o uso mental de sons específicos com propriedades psicoativas chamados de mantras.

Essa técnica permite que a mente do praticante "transcenda", atingindo um estado de "vigilância tranquila". E quem vai falar um pouco sobre isso é a ex-apresentadora do Programa de Cinema, da TV Brasil, Julia Lemmertz. Ela é adépta há muitos anos da meditação transcendental. O escritor e jornalista Silvio Essinger é outro convidado, ele comenta sobre o conceito do álbum “O Silêncio que Precede o Esporro”, do O Rappa.

O professor de filosofia da UFRRJ, Leandro Chevitarese vai esclarecer a existência do silêncio. Além disso, o programa também vai abordar o silêncio na psicanálise com o psicanalista Marcelo Elman. O tema da surdez e o silêncio é com a fonoaudióloga Maria Cristina Simonek. E o silêncio da mímica com Miquéias Paz. Para terminar, a instrutora do Instituto Arte de Viver, Flavia David, vai comentar sobre o voto de silêncio.




Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 02/07/2012 - 19:03 e atualizado em 12/07/2012 - 12:52

Últimas

O que vem por aí