Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jorge de Lima

0s 120 anos de nascimento de um dos mais importantes nomes do

De Lá Pra Cá

No AR em 23/04/2013 - 04:30

Vera Barroso e o crítico literário Ivan ProençaNeste De lá pra cá, Ancelmo Gois e Vera Barroso destacam a vida e a obra de Jorge de Lima, um dos nomes mais importantes do Modernismo Brasileiro. E para lembrar o poeta, romancista, pintor, tradutor, professor, médico e político recebem o professor e acadêmico Marco Lucchesi e o professor, ensaísta e crítico literário Ivan Cavalcanti Proença.

O programa vai contar que Jorge de Lima começou a se tornar conhecido a partir da década de 1930, depois de entrar em contato com a literatura de escritores como Graciliano Ramos, Rachel de Queirós, José Lins do Rego e Jorge Amado. Uma característica marcante dessa fase do Modernismo foi o regionalismo, que se destacou por denunciar e propor soluções para os problemas sociais do país. E no plano estético, por aprimorar as técnicas de linguagem herdadas da semana de 1922.

Passada essa fase, Jorge de Lima converteu-se ao catolicismo e fez uma poesia mística, cheia de questionamentos existenciais e metafísicos. A obra mais importante de Jorge de Lima chama-se "Invenção de Orfeu", um longo poema, de difícil compreensão, em que ele misturou versos de clássicos da literatura universal para compor uma epopeia brasileira.

Ao longo de quase 40 anos de atividade literária, Jorge de Lima escreveu 16 livros: 12 de poesia e quatro de ficção. Não gostava de ser chamado de artista plástico. Dizia que era um pintor autodidata, que fôra influenciado por mestres renomados das vanguardas europeias. Jorge de Lima, vida e obra, neste De lá pra cá.




Criado em 08/04/2013 - 15:18 e atualizado em 06/05/2013 - 18:44

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí