Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Pereira Passos: 100 anos de morte

Uma homenagem ao homem que mudou a paisagem carioca

De Lá Pra Cá

No AR em 26/03/2013 - 04:30

Vera Barroso e Ancelmo Gois comandam o programaA expressão Cidade Maravilhosa, que designa o Rio de Janeiro, surgiu no começo do século passado, logo depois de uma grande reforma urbanística, realizada pelo engenheiro Pereira Passos. Ele foi nomeado Prefeito por Rodrigues Alves, o Presidente que queria transformar o Rio num porto moderno e fazer da cidade o maior centro financeiro da América do Sul.

Em pouco tempo, casebres e cortiços espremidos por centenas de vielas insalubres foram removidos. O furor das marretadas ganhou até nome: "bota-abaixo". E abriu espaços para novas avenidas e edifícios. Possibilitou a instalação de redes de água e de esgoto. Modernizou a iluminação pública e substituiu os bondes, que passaram a ser movidos por energia elétrica. Mas essas reformas também cobraram um preço social muito alto à cidade. O espaço urbano ficou muito valorizado, o preço dos aluguéis dispararam e milhares de pessoas, sem opção de moradia, foram viver nos morros, dando início às primeiras favelas cariocas.

Neste De lá pra cá, o destque é a vida e a obra de Pereira Passos, o homem que mudou o Rio de Janeiro. Para falar dessa personagem da história da cidade do Rio de Janeiro, Ancelmo Gois e Vera Barroso conversam com o arquiteto e urbanista Sérgio Magalhães, os historiadores Nireu Cavalcanti e Antonio Edmilson Martins Rodrigues e o economista Carlos Lessa.



 




Criado em 12/03/2013 - 15:10 e atualizado em 15/04/2013 - 15:22

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí