Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série Meu Pedaço do Brasil revela preciosidades do Rio Antigo

Produção investiga passado e histórias da Cidade Maravilhosa

Meu Pedaço do Brasil

No AR em 18/02/2024 - 19:00

O quarto programa inédito da temporada de verão da série Meu Pedaço do Brasil, produção original da TV Brasil apresentada por Bruno Barros, destaca aspectos inusitados da história e paisagens pitorescas que marcam o Rio de Janeiro na edição que vai ao ar neste domingo (18), às 19h. O conteúdo fica disponível no app TV Brasil Play e pode ser visto no YouTube da emissora pública.

Meu-Pedaco-do-Brasil-Rio-Antigo-Paco-Imperial-01-Credito-Divulgacao-TV-Brasil
Paço Imperial - Divulgação/TV Brasil


Ao se pensar no Rio Antigo é comum fazer uma associação simples com a imagem daqueles casarões da Lapa e da lenda da bruxa do Arco do Teles. Apesar disso, o histórico da Cidade Maravilhosa vai muito além do circuito Centro-Praça XV.

O apresentador Bruno Barros visita um quilombo localizado no fervo de Jacarepaguá e, entre acarajé e passos de Jongo, descobre, num bate-papo bem pé no chão, como as tradições quilombolas são mantidas na zona urbana carioca em pleno século XXI.

Meu-Pedaco-do-Brasil-Rio-Antigo-Bruno-Barros-no-quilombo-Credito-Divulgacao-TV-Brasil
Bruno Barros no quilombo - Divulgação/ TV Brasil

 

Quando o assunto é Rio Antigo, a Família Real brasileira não pode ficar de fora. Por isso, a produção foi até a Quinta da Boa Vista, antiga residência da realeza, para ver de perto o "pequeno jardim" onde Dom João passeava.

O espaço tem muita história e quem nos conta, contextualizando com a atualidade, é o geógrafo Rafael Winter. Já as tretas da Corte, com aquele toquezinho tropical, ficam por conta do jornalista Rafael Gomide que revela bastidores da história.

Com uma perspectiva de turismo, a série também atravessa a Rua do Lavradio com o historiador César Ornellas para mostrar a importância desse pedacinho de chão para o Brasil de priscas eras. Ele e Bruno Barros passam, é claro, pela Feira do Rio Antigo para prosear com os vendedores locais e fazer umas comprinhas básicas.

meu-pedaco-do-brasil-rio-antigo-historiador-thiago-gomide-e-bruno-barros-na-praca-xv-credito-divulgacao-tv-brasil.jpg
Historiador Thiago Gomide e Bruno Barros na Praça XV - Divulgação/TV Brasil


Sobre o programa

Em cinco episódios, a quarta temporada da série Meu Pedaço de Brasil leva ao ar na programação da TV Brasil uma sequência especial de verão que apresentará roteiros como Madureira, a Pequena África e o Rio Antigo, além de levar ao público temas sobre a boemia carioca e o surfe.

A cada programa, o apresentador Bruno visita paisagens belíssimas e conversa com personagens que são a alma da cidade – de garçons de bares tradicionais a nomes como Tia Surica, sambista e presidente de honra da Portela.

"Essa temporada tem um espírito leve e histórias lindas. A gente se jogou de cabeça: teve aula de dança charme, tentei surfar e levei muito caldo no mar. É uma temporada que faz muito sentido para mim, porque o Rio é a cidade que eu escolhi para viver", conta o anfitrião.

Entre os convidados da temporada de verão do Meu Pedaço do Brasil estão ainda o músico Serjão Loroza, o historiador Thiago Gomide e os surfistas pioneiros Fernanda Guerra e Rico de Souza. Os episódios vão ao ar na emissora pública e ficam disponíveis on demand pelo app TV Brasil Play.

Ao vivo e on demand

Acompanhe a programação da TV Brasil pelo canal aberto, TV por assinatura e parabólica. Sintonize: https://tvbrasil.ebc.com.br/comosintonizar.

Seus programas favoritos estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone. O app pode ser baixado gratuitamente e está disponível para Android e iOS. Assista também pela WebTV.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 16/02/2024 - 17:40

Últimas

O que vem por aí