Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Betinho discorre sobre a conjuntura dos anos 1960 no Brasil

Da (quase) revolução cultural aos golpes militares

Os Caminhos da Democracia

No AR em 06/12/2014 - 22:00

João GoulartEste episódio abrange o governo João Goulart (1961 a 1964) e as crises relacionadas à efervescente conjuntura política da época. O programa mostra também como se deu a preparação do golpe e a sua concretização em 31 de março de 1964. Depois, são apresentados o papel da Igreja e dos movimentos sociais nesse período.

Em seguida, o sociólogo Herbert José de Souza, o Betinho, comenta sobre a perseguição e o exílio. Analisa também as características do golpe e como foi a atuação dos militares no governo. Destaca, por exemplo, as divergências dos militares na disputa pelo poder. Também ressalta como a ditadura agiu contra estudantes e intelectuais.

Ainda mostra como os artistas manifestavam sua insatisfação com o status quo através da cultura e o que os movimentos sociais fizeram na luta pela democracia. Os partidos políticos e o advento da Frente Ampla também são apresentados ao passo que o episódio se encerra com a edição do AI-5, decreto emitido pelo regime militar brasileiro em 13 de dezembro de 1968.

O programa desta semana conta com os seguintes depoimentos: Alcione Araujo, Carlos Fico, Fernando Gabeira, José Marcio Camargo, Miro Teixeira, Plinio Arruda Sampaio e Theotonio dos Santos.




Produção: Canal Imaginário e Via Fórum
Diretor: Alfredo Alves
Produtora Executiva: Cleyde Afonso
Narração: Paulo Betti
Diretor de Fotografia: Antonio Luiz Mendes
Produtora: Mariângela Furtado
Roteiro: Ana Clara Santiago e Alfredo Alves
Montagem: Paulo Fontenelle
Finalização: Paulo de Andrade
Consultores: Carlos A. Afonso e Zilda Junqueira

Criado em 13/11/2012 - 18:33 e atualizado em 17/12/2014 - 10:58

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas

O que vem por aí