Este episódio começa retomando a edição do AI-5 (Ato Institucional nº 5), em dezembro de 1968. A seguir, o programa aborda o Habeas corpus e a repressão. Nesta época, os sequestros de embaixadores e de outras autoridades foram utilizados como arma política para combater a ditadura.
Tornou-se frequente também a censura aos meios de comunicação enquanto a ditadura buscava ampliar sua própria publicidade e divulgação. Neste contexto, ocorre a disseminação da imprensa alternativa no país como forma de crítica e resistência.
Enquanto isso, na área financeira, o Brasil experimentou um significativo crescimento econômico entre 1967 e 1973, período também conhecido como o “Milagre Econômico” brasileiro. Esta época também é chamada de “Anos de Chumbo” em virtude da grande repressão exercida pelos militares às manifestações populares.
Apesar desta repressão, o combate à ditadura existia. Merece destaque a luta armada contra o regime. A série Os Caminhos da Democracia também mostra, sob a perspectiva de Herbert José de Souza, o saudoso Betinho, morto há 15 anos, como a Igreja se posicionou durante a ditadura. O programa desta semana ainda aborda a questão dos exilados que atuaram contra a ditadura e o golpe de estado que foi realizado pelos militares chilenos em 1973 para derrubar o regime democrático constitucional do Chile.
Os depoimentos que ajudam a construir um panorama destes anos no país são de: Airton Soares, Alcione Araujo, Bernardo Kucinski, Candido Grzybowski, Carlos A. Afonso, Carlos Fico, Claudius Ceccon, Fafá de Belem, Fernando Gabeira, Leonardo Boff, Paulo Markum e Theotonio dos Santos
Produção: Canal Imaginário e Via Fórum
Diretor: Alfredo Alves
Produtora Executiva: Cleyde Afonso
Narração: Paulo Betti
Diretor de Fotografia: Antonio Luiz Mendes
Produtora: Mariângela Furtado
Roteiro: Ana Clara Santiago e Alfredo Alves
Montagem: Paulo Fontenelle
Finalização: Paulo de Andrade
Consultores: Carlos A. Afonso e Zilda Junqueira
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.