O último episódio da série Os Caminhos da Democracia aborda o processo de redemocratização do país, a partir da perspectiva do saudoso sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, falecido há 15 anos. Foi dele a iniciativa de gravar uma série de depoimentos, entre 1996 e 1997, contando a história recente do país.
Neste episódio, o documentário começa a partir da volta dos brasileiros exilados no exterior após a concessão da anistia. Com o processo de redemocratização em curso nos anos 1980, o povo teve a oportunidade de voltar a escolher seus governantes através das eleições
O programa mostra que, apesar disso, o presidente da república ainda seria eleito através de votação indiretas. Daí, o advento das Diretas Já, movimento civil que reivindicava a realização de eleições presidenciais diretas no país. Eleito presidente do Brasil pelo Colégio Eleitoral, Tancredo Neves faleceu antes de tomar posse. Assumiu a presidência, o vice-presidente eleito José Sarney.
Apesar de seu governo ter garantido a consolidação da democracia no país, Sarney enfrentou uma grave crise econômica. Nesta época, foram implantados vários planos econômicos para combater o quadro de hiperinflação. Em seguida, a série relata as atividade da Assembleia Nacional Constituinte que promulgou a nova Constituição Brasileira em 5 de outubro de 1988.
Este episódio aborda também a polêmica campanha eleitoral para a presidência em 1989 entre Lula e Fernando Collor que foi eleito e tomou posse no ano seguinte. O programa mostra como foi a política social e econômica do governo, a mobilização dos caras-pintadas e o impeachment do presidente Collor.
A série apresenta também as origens do Movimento pela Ética na Política e termina destacando a campanha da “Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida”.
Além de Betinho, que estabelece o fio condutor da narrativa, os outros depoimentos deste episódio são de: José Spitz, Fafá de Belém, Fernanda Carvalho, Nádia Rebouças, Oscar Niemeyer e Sebastião Soares.
Produção: Canal Imaginário e Via Fórum
Diretor: Alfredo Alves
Produtora Executiva: Cleyde Afonso
Narração: Paulo Betti
Diretor de Fotografia: Antonio Luiz Mendes
Produtora: Mariângela Furtado
Roteiro: Ana Clara Santiago e Alfredo Alves
Montagem: Paulo Fontenelle
Finalização: Paulo de Andrade
Consultores: Carlos A. Afonso e Zilda Junqueira
Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.