Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira os destaques na política da América do Sul

Repórter Brasil Tarde

No AR em 05/01/2023 - 12:15

Na Argentina, Alberto Fernandes deu início, hoje (5), ao trâmite parlamentar de um julgamento político contra a Corte Suprema de justiça, por mal desempenho de funções. Em uma nova etapa na luta entre executivo e judiciário, o presidente acusa a corte de invadir a arbitrariamente as esferas das competências exclusivas dos demais poderes. O partido de Fernandes, Frente de Todos, tem maioria simples necessária para abrir a fase de investigação, mas carece dos dois terços necessários na Câmara e no Senado para avançar na acusação e destituir os magistrados.

No Peru, a polícia usou gás lacrimogênio para dispersar manifestantes que tentavam se aproximar da sede do Congresso, em mais um protesto contra a destituição e prisão do ex-presidente Pedro Castillo. Manifestantes exigem a renúncia da atual presidente, Dina Boluarte, o fechamento do Congresso, mudanças na Constituição e a libertação de Castillo. O ex-mandatário foi deposto e preso após tentar dissolver, ilegalmente, o Congresso, no mês passado.

A Bolívia registrou mais manifestações contra a prisão do líder da oposição e governador de Santa Cruz, Luis Camacho. Rodovias da região continuam bloqueadas, impedindo a passagem de caminhões com alimentos. Grupos indígenas, pró-governo, também protestaram em frente à prisão onde estaca Camacho, exigindo que ele permaneça preso. Camacho é acusado de ser um dos líderes dos violentos protestos que levaram a renúncia do ex-presidente Evo Morales, em 2019.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 05/01/2023 - 15:40

Últimas

O que vem por aí