Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conflito no Oriente Médio: G7 apela a Israel por pausas humanitárias

Repórter Brasil Tarde

No AR em 08/11/2023 - 12:00

Os Estados Unidos se posicionaram nesta quarta-feira (8) contra a ocupação de Gaza por Israel quando acabar a guerra contra o Hamas. No Japão, o grupo dos sete países mais industrializados do mundo pediu pausas humanitárias nos combates para que os palestinos possam receber ajuda.

Ao fim de um encontro de dois dias em Tóquio, os ministros das Relações Exteriores do G7 reafirmaram o apoio ao direito de Israel de se defender, mas ressaltaram a importância da proteção dos civis e do cumprimento do direito internacional humanitário. A declaração não mencionou um cessar-fogo.

O secretário de estado americano, Antony Blinken, disse que um pedido nesse sentido não foi incluído porque se correria o risco de deixar o Hamas no poder para repetir inúmeras vezes ataques semelhantes aos de 7 de outubro. Sobre o pós-guerra, afirmou que Israel não pode ocupar Gaza e defendeu um período de transição na governança do território.

Os representantes do G7 apelaram, ainda, por uma solução de dois estados como o único caminho para uma paz justa, duradoura e segura no Oriente Médio. Também renovaram o apoio à Ucrânia na guerra contra a ocupação russa. “Nós, como G7, apoiamos a Ucrânia, mesmo quando a atenção internacional tende a estar voltada para o Oriente Médio”, disse a ministra japonesa das Relações Exteriores, Yoko Kamikawa.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 08/11/2023 - 14:30

Últimas

O que vem por aí