Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Brasil é condenado pela morte de 12 pessoas na Operação Castelinho

Repórter Brasil Tarde

No AR em 15/03/2024 - 13:00

A Corte Interamericana de Direitos Humanos considerou o Brasil responsável pela execução de 12 pessoas na chamada Operação Castelinho. A Corte, que é parte da Organização dos Estados Americanos (OEA), concluiu que as mortes resultaram de uma operação planejada por agentes estatais.

O julgamento responsabiliza o Estado brasileiro, mas a ação se refere a atos da PM de São Paulo. O caso aconteceu em 5 de março de 2002, no interior paulista.

Supostos integrantes do PCC foram atraídos para um roubo com a falsa informação de que um avião com R$ 28 milhões aterrissaria em Sorocaba. PMs cercaram o veículo em uma praça de pedágio, e dispararam por cerca de 10 minutos, com o argumento de que os supeitos teriam reagido.

O Ministério Público denunciou 55 pessoas por homicídio, mas a Justiça paulista declarou a absolvição de todos os envolvidos e encerrou o caso em 2017.

A sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos determina que o Brasil preste atendimento às famílias das vítimas, que reconheça a responsablidade pelos crimes e adote medidas que coíbam a violência policial, entre elas a implementação de dispositivos de monitoramento da PM no estado de São Paulo.

Clique aqui para saber como sintonizar a programação da TV Brasil.

Criado em 15/03/2024 - 16:05

Últimas

O que vem por aí